Despeje a mistura sobre as cerejas frescas e crie uma doce de sabor delicado e irresistível
O clafoutis é um doce tradicional da vida campesina francesa: deve a sua bondade à simplicidade da preparação e à genuinidade dos ingredientes, àqueles oferecidos pelo campo a cada época do ano. A receita clássica prevê a utilização de cerejas, mas pode ser realizada utilizando uma ampla variedade de frutas. Um doce que não pode faltar no quaderno de receitas de quem aprecia os sabores simples e genuínos , para ser proposto também como sobremesa ao final de um cardápio sofisticado.
A bondade está nas coisas simples, e com essa receita iremos demonstrá-lo! Aqui estão os ingredientes necessários:
- 600g de cerejas frescas
- 30g de manteiga, mais aquela necessária pra untar a forma
- 4 ovos
- 100g de farinha de trigo
- 100g de açúcar
- 240 ml de leite
- extrato de baunilha e amêndoas (facultativo)
- açúcar de confeiteiro
Começem tirando o caroço das cerejas. Prestem atenção para não esquecerem nenhuma com a semente, poderia se revelar uma péssima surpresa para quem experimentará o vosso doce!
Unte o fundo e os lados de uma forma apropriada para ir ao forno, e peneire o açúcar de confeteiro por cima, fazendo-o aderir de forma homogênea à manteiga.
Preencha a forma com as cerejas.
Em uma vasilha à parte quebrem os ovos e acrescentem o açúcar. Batam utilizando o batedor de claras até obter um composto espumoso.
Acrescentem a farinha um pouco de cada vez, continuando a bater para evitar a formação de grumos.
Uma vez amalgamada toda a farinha, adicionem, se preferirem, algumas gotas de extrato de baunilha e amêndoas. Depois disso coloquem o leite e a manteiga derretida. Misturem para amalgamar os ingredientes.
A torta está quase pronta: será suficiente colocar o creme obtido sobre as cerejas, cobrindo-as quase completamente e levar ao forno a 180°C por 40/45 minutos.
O resultado é incrivelmente apetitoso: tínhamos dito que a semplicidade era o ponto forte desta receita!
Olhem o vídeo para a receita completa e o passo a passo.