Teste visual: o que você vê dentro da foto? Nem tudo é o que parece

por Roberta Freitas

26 Julho 2023

Teste visual: o que você vê dentro da foto? Nem tudo é o que parece
Advertisement

Algumas ilusões enganam os olhos e - em certo sentido - a mente também. O propósito delas é de fato apenas isso, mas quem ou o que realmente se beneficia de tal "truque?"

Alterar a percepção significa fazer acreditar em algo diferente do que parece óbvio ao seu observador, distraindo-o, fazendo com que acredite que seja uma coisa e não outra. Enquanto alguns jogos foram criados para divertir e entreter com belas variações de cores e imagens com efeitos mais particulares, desta vez estamos falando de um mundo à parte. Não por prazer, mas por necessidade - às vezes - falamos de ilusão de ótica. Você já entendeu a que estamos nos referindo?

via Youtube

Teste visual

Teste visual

Wikimedia

Vamos falar sobre as incríveis soluções adotadas pela natureza! É incrível como isso gerou algumas criaturas verdadeiramente bizarras, únicas e fascinantes!

O mimetismo é de fato um sistema de proteção muito eficaz na natureza e mais de uma espécie usa esse truque para aumentar suas chances de sobrevivência contra predadores. Como camaleões que são capazes de se adaptar à superfície perto da qual se encontram, mudando a cor de sua pele para se esconder e se misturar com o ambiente circundante.

Mas eles não são os únicos a recorrer a tal técnica: a maioria de vocês já deve ter visto uma folha na imagem do nosso quiz visual, certo?

Advertisement

Solução quiz

Mas não era uma folha, mas a borboleta Kallima Inachus! Um inseto muito particular, também conhecido como "borboleta camaleão", que vive na Ásia, principalmente na Índia, Indonésia e Malásia.

Esta mariposa tem cerca de 7 cm de comprimento e as suas asas costumam estar abertas quando está em repouso, graças a elas consegue realizar o extraordinário ato de mimetismo: nelas existe uma libré verde escura, com nervuras e manchas brancas que imitam as nervuras das folhas para imitar uma folha em todos os aspectos.

Graças à sua singularidade consegue escapar aos seus predadores, e ainda bem: esta borboleta tão original se reproduz apenas duas vezes por ano e por isso os seus exemplares são muito raros de se ver por aí (em todos os sentidos). Ao olhar para a foto, você conseguiu ver o inseto?

Advertisement