Por que embrulhar as chaves do carro em papel alumínio? Um ex-policial explica
Ao longo dos anos, testemunhamos um progresso tecnológico considerável em todos os campos e setores. A evolução certamente trouxe grandes mudanças, mas mesmo as “menores” tiveram um impacto significativo em nossas vidas. Como os carros modernos, por exemplo: eles agora estão equipados com funções exclusivas que tornam as viagens mais confortáveis, fáceis e seguras. Até as simples chaves do carro sofreram melhorias: nos modelos mais recentes não há mais vestígios das "chaves físicas", que eram semelhantes às que usamos para abrir a porta de nossa casa, por assim dizer. Agora só um controle remoto.
Na verdade, essa chave contém o chip necessário para destravar as portas do carro, ativar a pesquisa remota e... até iniciá-la. Mas será essa tecnologia apenas mais "prática" ou também mais segura?
via Foxnews
Psycode/GuardaCheVideo
Para responder à pergunta, devemos primeiro entender, pelo menos brevemente, como funciona essa pequena maravilha tecnológica: basicamente todo controle remoto funciona com um chip que emite um "impulso" eletrônico exclusivo do nosso carro, portanto o chip do controle remoto e aquele colocado dentro do carro "comunicam" e, se encontrarem a mesma "correspondência", todas as funções do carro são desbloqueadas.
O ponto forte dessa tecnologia é que toda vez que o botão do controle remoto é pressionado, um código é gerado aleatoriamente e, portanto, não bastaria "interceptar" o sinal para ter acesso livre ao nosso carro.
Mas o sinal pode realmente ser "captado" por quem é bastante experiente e tem a tecnologia certa em mãos: conseguindo "gravar" o mesmo sinal eletrônico duas vezes, parece que é possível reduzir drasticamente as possíveis combinações necessárias para abrir nosso veículo tornando seu roubo realmente possível. Então, como se comportar?
Um ex-policial vem em nosso "resgate" e revelou alguns "truques" para garantir que o sinal do nosso controle remoto não seja "tomado" por ninguém.
Trata-se de ser capaz de "proteger" o precioso controle remoto ou torná-lo "defendido" de outros sinais perigosos. Como? As opções na verdade são várias: é possível colocar tal objeto em locais como a geladeira ou o micro-ondas. Isso ocorre porque as múltiplas camadas de metal conseguem isolar quase completamente os sinais externos, cancelando assim qualquer tentativa de "ataque". Mas cuidado, a geladeira ainda é um lugar menos que ideal para um aparelho eletrônico e até mesmo o forno de micro-ondas não é tão conveniente (de qualquer forma, ele deve estar sempre desligado).
Então existe outra forma, decididamente mais prática, de proteger o aparelho: envolvê-lo em papel alumínio. O princípio é sempre o mesmo: estamos falando de um material refratário às ondas eletromagnéticas e, portanto, capaz de "rejeitar" sinais indesejados.
Portanto, manter seu controle remoto eletrônico embrulhado em papel alumínio pode ser uma ideia vencedora contra alguns "ataques tecnológicos". No entanto, lembramos que embrulhar o controle remoto apenas e exclusivamente para armazenar o dispositivo e não durante o uso deste para não reduzir muito sua capacidade efetiva.