Casal de idosos é despejado pelo filho e pela nora. É assim que eles são forçados a viver

por Roberta Freitas

01 Julho 2023

Casal de idosos é despejado pelo filho e pela nora. É assim que eles são forçados a viver
Advertisement

Na velhice, cuidar da saúde se torna uma importante prioridade: além de adotar um estilo de vida saudável, é fundamental viver em um ambiente adequado que promova o bem-estar. Deve ser um ambiente seguro, confortável e acessível, com acesso a serviços de saúde adequados, bem como apoio social e comunitário.

Essa última parte é um compromisso muitas vezes cumprido pelos filhos, mas - infelizmente - não foi esse o destino de um casal de idosos que, durante uma noite terrível, foi expulso de casa e ficou sem abrigo. Aqui está a história deles.

via Semana

Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

A história começou em um dia normal em que o casal de idosos saiu para fazer compras: nunca imaginariam que aquela rotina diária se transformaria num pesadelo.

Ao retornar, eles descobriram, para sua consternação, que a fechadura da porta da frente havia sido substituída e, portanto, qualquer tentativa de entrar foi em vão. Em um instante, eles entenderam a dura realidade: seu próprio filho e nora os expulsaram impiedosamente.

Ainda mais trágico é o fato de que eles não foram autorizados a levar seus pertences pessoais. Eles tiveram que deixar tudo, levando consigo apenas o que estavam vestindo. Segundo relatos da mídia, os dois idosos eram artesãos e todas as ferramentas de seu ofício ficaram dentro da casa, privando-os do único meio de sustento com o qual poderiam garantir uma vida digna.

Vizinhos explicaram que o casal foi obrigado a morar em um carro antigo, fazendo camas com cobertores e papelão, e com recursos limitados à disposição. Por mais de duas semanas, eles suportaram esta situação desesperadora e só conseguem sobreviver graças à generosidade e solidariedade de seus vizinhos que lhes fornecem comida e abrigo improvisado.

Advertisement

Um dos vizinhos disse a um repórter: "eu os vi comprar aquela casa e cuidar dela com empenho e sacrifício. Quando voltaram das compras, se depararam com a dura realidade: 'você não pode mais entrar aqui', disseram o filho e a nora, e todas as portas se fecharam.

Foram excluídos das suas vidas e se encontram em situação de pobreza". O assunto chamou a atenção do presidente da comissão de moradores que denunciou a falta de reações adequadas por parte das autoridades competentes. "Os vizinhos estão fazendo o máximo para os ajudar, oferecendo agasalhos, alimentação e até mesmo o acesso ao banheiro", explicou o presidente.

“Procuro garantir a eles pelo menos uma refeição por dia”, acrescenta Paulina Piriz, moradora do bairro. "A senhora também recebe uma pensão, mas a nora conseguiu se apoderar dela. A situação deles decorre da ganância do filho e da esposa dele", acrescentou.

Graças à incrível solidariedade dos vizinhos, os idosos encontraram forças para resistir e têm esperança de poder reconstruir suas vidas: a comunidade continua a garantir que eles possam recuperar sua dignidade, recuperar seu lar e superar esta triste e injusta história.

Advertisement