Menina de 9 anos é obrigada a se casar com homem de 29 (+VÍDEO)

por Roberta Freitas

25 Junho 2023

Menina de 9 anos é obrigada a se casar com homem de 29 (+VÍDEO)
Advertisement

A infância é, ou pelo menos deveria ser, um dos períodos de maior bem-estar e felicidade na vida de um indivíduo. Jogos, festas, momentos de lazer e crescimento pessoal estão presentes de todas as formas em uma idade que é fundamental para o desenvolvimento de uma pessoa, para definir o homem ou a mulher que um dia será. Mas nem todo mundo tem a sorte de ter experiências tão felizes.

Como a protagonista desta história: ela realmente não teve a chance de viver a sua infância.

via Actualidad

BabakTaghvaee/Twitter

BabakTaghvaee/Twitter

Devemos partir de uma premissa necessária: a história tem como protagonistas povos islâmicos, portanto com uma cultura e tradições particulares que não cabem a nós e que não pretendemos julgar em hipótese alguma. Dito isso, o casamento é legalmente permitido no Islã a partir dos 13 anos de idade.

O que chocou milhares de pessoas foi assistir a um vídeo de um homem durante sua festa de casamento. O que deixou todos consternados foi a noiva dele: no vídeo dá para ver como ela é pouco mais que uma criança e o quão improvável ela pode ter pelo menos 13 anos. Na verdade, parece que ele tinha apenas 9: assim relatou o jornalista Babak Taghvaee.

A ativista e defensora dos direitos das mulheres no Irã, Masih Alinejad, foi a primeira a denunciar o fato com indignação. Abaixo está sua forte declaração.

Advertisement
BabakTaghvaee/Twitter

BabakTaghvaee/Twitter

Esta é uma festa de casamento para uma menina com menos de 13 anos. Chorei quando recebi este vídeo… De acordo com as leis islâmicas, uma menina pode se casar tão jovem, mas ela não tem o direito de escolher sua própria roupa. Mas essa menina é muito menor do que a lei aprova!", começou a ativista nas redes sociais ao postar o vídeo online.

Essa postagem gerou muita polêmica ao circular por toda a web e inflamar muitas almas.

Assim, as autoridades iranianas pediram a um tribunal islâmico no condado de Bahmai, na província de Kohkiluyeh e Buyer Ahmad para anular aquele casamento que era contra a lei.

Felizmente foi o que aconteceu. O jornalista revelou ainda que o homem tinha declarado falsamente que tinha 22 anos e não 29. O fato é que o tribunal islâmico parece ter inicialmente concedido essa união.

O indivíduo alegou ainda que se tratava apenas de um casamento "temporário" e assim se defendeu de todas as críticas recebidas tanto da imprensa quanto do povo.

De acordo com a mídia local, os pais da menina e também o clérigo xiita que arranjou o casamento acabaram sendo convocados ao tribunal para serem julgados por seu crime.

Advertisement