Mãe alerta: "não deixe as crianças comerem estas comidas no sol"
Quando você tem um filho pequeno, deve ter cuidado com tudo ao seu redor para evitar colocá-lo em situações "perigosas". Principalmente quando ele tem poucos meses, seus sentidos não estão desenvolvidos e ele não entende o mundo como nós adultos, então é preciso ter mil olhos para resguardá-lo. No entanto, às vezes nem isso é suficiente e uma coisa muito pequena é suficiente para causar desconforto ao pequeno.
Exatamente o que aconteceu na história que estamos prestes a contar. Nesse caso, um talo de aipo deu um grande problema à nossa pequena protagonista.
A história foi contada por Reanna Bendzak, uma mulher de Kamloops em British Columbia, Canadá, no Facebook. Após um episódio infeliz envolvendo seu bebê de 7 meses, esta mãe quis compartilhar a experiência para alertar outros pais.
Em um longo post, a mulher disse que sua filha estava mastigando um talo de aipo para aliviar a dor nas gengivas causada pela dentição, quando algo completamente inesperado aconteceu. A menina estava com a mãe e o restante da família no jardim de casa para um churrasco ao ar livre: “não estava calor, mas tinha sol, por isso cobrimos nossa filha do pescoço às pernas e ela também tinha um chapéu na cabeça - disse a mãe - tínhamos certeza de que ela estava suficientemente protegida". Mas não foi assim.
A menina manteve o aipo na boca por no máximo 5 ou 10 minutos, mas foi o tempo suficiente para que as secreções alimentares interagissem com os raios solares e a menina sofresse queimaduras graves ao redor da boca. A reação, cientificamente conhecida como fitofotodermatite, é causada por alguns compostos presentes em plantas como aipo, salsa ou até o limão. Esses compostos, se ingeridos por pessoas que estão ao ar livre, podem causar maior sensibilidade aos raios UV.
Foi o que aconteceu com a menina de 7 meses, que só apresentou os primeiros sinais dessas queimaduras na manhã seguinte à exposição solar. "Tínhamos limpado a boca dele com guardanapos - disse Reanna novamente - mas, pensando bem, deveríamos ter lavado o rosto com água e sabão, então talvez não tivesse acontecido".
Para verificar se tudo era realmente causado pelo aipo, a mulher fez um teste no braço e mostrou que o resultado era o mesmo. “Está cicatrizando, mas é preciso esperar um pouco para que as cicatrizes desapareçam completamente – escreveu novamente no post – Com a aproximação dos dias mais quentes, por favor, cuidado com os lanches ou bebidas que você e seus filhos consomem ao ar livre”.
Uma má experiência pessoal que serviu, porém, para ajudar quem desconhecia esta eventualidade, como ela. E você sabia que certos alimentos podem causar reações semelhantes?
https://www.mirror.co.uk/news/world-news/baby-left-red-raw-mouth-30127454
Image credit: https://www.flickr.com/photos/wendycopley/8577410643