6 sintomas muito comuns que podem estar relacionados ao hipotireoidismo
A tireoide é uma glândula endócrina que tem dimensões muito pequenas, se pensadas dentro do corpo humano, mas funções muito, mas muito importantes para a nossa saúde. A famosa glândula "borboleta", assim chamada devido à sua forma particular que a vê composta por uma parte central e dois lóbulos laterais, regula o correto funcionamento de muitas células do nosso corpo. É por isso que, quando não funciona perfeitamente, pode causar vários sintomas incômodos, nos colocando em condições de cansaço e exaustão.
A sensação de estar de alguma forma "desacelerado" no corpo e na mente está intimamente ligada ao bom funcionamento da nossa tireoide, por isso, se a energia está baixa assim como os hormônios tireoidianos produzidos, estamos em um estado de hipotireoidismo e precisamos aprofundar com exames específicos.
via Healthline
6 sinais e sintomas que podem sugerir o hipotireoidismo
1. Cansaço anormal. Se você se sente cansado e acha que não tem energia suficiente para enfrentar o dia, provavelmente seus hormônios tireoidianos estão deficientes e seu corpo não tem o combustível certo para continuar. Quando eles falham, o sintoma mais comum que pode surgir é uma sensação de cansaço constante, mesmo depois de dormir várias horas. Obviamente, isso não é algo momentâneo, mas uma condição constante e irritante que atrasa nossos dias.
2. Sentir frio. Quando você não queima muitas calorias porque as funções da tireoide estão desaceleradas, você tende a sentir muito mais frio do que o normal, mesmo quando o tempo está ótimo e você deveria estar perfeitamente confortável.
3. Ganho de peso. O hipotireoidismo pode causar acúmulo e absorção excessiva de gordura que, juntamente com a falta de força e a consequente tendência a ficar parado, só facilita o ganho de peso. Motivo pelo qual, apesar de seguir uma alimentação balanceada e praticar esportes constantemente, é sempre bom conversar com seu médico.
4. Perda de cabelo. Isso também pode ser um sinal de alerta para o hipotireoidismo. Quando as células não se regeneram com a mesma constância e o processo diminui significativamente, pode acontecer que o cabelo, sujeito a uma renovação constante, não regenere com a mesma velocidade, criando uma perda anormal. Preste atenção também ao toque: se o cabelo for mais áspero do que o normal, o mau funcionamento da tireoide e o couro cabeludo podem estar conectados.
5. Mau humor e depressão. Caso se sinta particularmente deprimido e mentalmente cansado, é sempre bom consultar um médico. Em casos semelhantes, o motivo pode estar ligado a um funcionamento anormal da glândula tireoide, falta de energia e consequente sensação de não ser capaz de enfrentar os desafios cotidianos, até mesmo do ponto de vista moral.
6. Dores musculares e articulares. Não se sentir forte, ter dores nas pernas, braços ou outras partes do corpo pode ser um sintoma de hipotireoidismo. Se tais condições persistirem, é importante notá-las e consultar um especialista.
Outros pequenos sinais podem nos levar de volta a essa patologia, como pele seca, dificuldade de concentração, falta de memória ou prisão de ventre. O importante é saber identificá-los, caso não tenham ocorrido alterações particulares no seu quotidiano, e contatar o médico especialista.
OBS.: Lembramos que este artigo foi escrito apenas para fins informativos: evite autodiagnósticos e tratamentos, se você tiver sintomas particulares, consulte sempre um especialista!