Aluno com autismo não supera uma prova: sua professora escreve uma carta maravilhosa para ele

por Roberta Freitas

26 Maio 2023

Aluno com autismo não supera uma prova: sua professora escreve uma carta maravilhosa para ele
Advertisement

Decidir ser professor hoje em dia não é fácil, para muitos é só um modo para levar um salário para casa. Sabemos bem, porém, que não é só esse o propósito de tal ocupação e, pelo contrário, é uma das mais importantes que existem no mundo. Ensinar não significa apenas transmitir noções a crianças e adultos, mas sobretudo ser um guia para eles, uma pessoa que os acompanha no seu crescimento e que lhes estende a mão nos momentos de necessidade.

Aliás, depois dos pais, muitas vezes são os professores que passam mais tempo com os nossos filhos e é fundamental que sejam disponíveis, pessoas compreensivas que saibam deixar os alunos à vontade. Exatamente pela importância que esse papel desempenha na sociedade, decidimos contar uma história em que algo de belo e profundo se materializou na relação entre um aluno e o seu professor.

via The Guardian

A história se passa em St Helens, Merseyside, Reino Unido, onde um menino de 11 anos chamado Ben Twist vivenciou um dos episódios mais importantes de sua vida. O menino, que tem autismo, frequentou a Lansbury Bridge School & Sports College, onde teve que fazer algumas provas. Os testes realizados não correram como esperado e os resultados alcançados não foram os melhores. Por isso, a situação tendia a assumir um aspecto totalmente negativo, mas aí uma pessoa especial interveio e virou tudo de cabeça para baixo.

Ruth Clarkson é uma das professoras do Instituto que acompanha Ben desde o início e que, ao ver o resultado de seu exame, não apenas preencheu seu boletim escolar, mas quis anexar uma consideração sobre o aluno. A imagem da carta foi compartilhada pela mãe do menino, Gail Twist, que se disse extremamente emocionada com as belas palavras.

"Caro Ben, estou escrevendo para parabenizá-lo pela maneira como lidou com os exames do último ano - começa a professora - O trabalho deste ano levou a um progresso fabuloso. Escrevi para você e seus pais para informar quais foram os resultados do teste. Eu quero que você entenda algo muito importante: esses testes medem apenas uma pequena parte das suas habilidades - continuou a mulher - Eles são importantes de se fazer e você lidou muito bem com eles, mas Ben Twist não é só isso, tem muitas outras habilidades que nós da escola vemos e valorizamos de forma diferente".

Advertisement

Entre elas, a professora destacou a beleza do talento artístico do menino, sua independência cada vez maior no trato com as coisas, sua gentileza, habilidade esportiva e muitas outras qualidades que fazem dele um menino e aluno maravilhoso. "Estamos extremamente satisfeitos com o progresso que você está fazendo - continua a carta - São suas peculiaridades que o tornam especial e que farão de você um jovem brilhante e bem-sucedido. Estamos orgulhosos de você, Ben".

Palavras e considerações que afetaram não só a pessoa em questão, mas também sua família e especificamente a mãe Gail que se disse impressionada e feliz. Gerir uma criança não é fácil, ainda mais quando ela precisa de tanta atenção, mas saber que na escola ela está rodeada de pessoas que sabem apreciá-la, estimulá-la e valorizá-la é algo fundamental para enfrentar melhor o dia a dia e os desafios contínuos.

Existem muitos professores assim e eles estão dispostos a dar o melhor de si para extrair o melhor de seus alunos e acompanhá-los passo a passo em direção à realização pessoal. Portanto, não temos escolha a não ser parabenizar a professora Clarkson e Ben e desejar a este jovem um futuro esplêndido. Boa sorte!

Advertisement