Filho convida garota para sair de brincadeira: papai fica bravo e o deixa de castigo
Educar um filho adolescente é o maior desafio para os pais: requer equilíbrio, paciência e compreensão. Os adolescentes se encontram em uma fase de crescimento e de procura da sua própria identidade, se sentindo muitas vezes em conflito com os pais, pois começam a sentir que precisam de espaço e privacidade, mas também de afeto e apoio. Os pais têm a difícil tarefa de respeitar suas escolhas e interesses, mas também estar prontos para intervir em caso de comportamento não muito correto com seus amigos. Mas até quando é certo "se intrometer"?
Esta é uma pergunta feita pelo pai de um menino de 16 anos, que pediu conselhos online sobre como se comportar. Mas vamos começar em ordem.
via Reddit
"Meu filho recentemente convidou alguns amigos para vir em casa e eles estavam se divertindo muito. A certa altura, fui levar a pizza que eles pediram quando o ouvi falando sobre convidar uma garota da classe para sair de brincadeira, pelo que eu entendi, a jovem era uma das colegas que seus amigos não consideravam atraente o suficiente”, explicou o homem.
O pai resolveu confrontar o filho depois que os outros foram embora para evitar constrangimento: "eu levantei um pouco a voz, mas foi por causa da irritação de toda aquela situação, aconteceu a mesma coisa com minha prima quando éramos mais novos e vi como o tudo a afetou quando ela embarcou em novos relacionamentos. Meu filho retrucou que era apenas uma brincadeira que não faria mal a ninguém e que eu não o tinha respeitado porque tinha ouvido as suas conversas particulares com seus amigos e ele disse que embora sentisse pena da minha prima, ele era "maduro o suficiente" para entender até que ponte poderia ter ido".
O homem decidiu botar o filho de castigo por duas semanas, mas o jovem ficou ainda mais irritado afirmando que não deveria opinar quando a coisa toda não tinha nada a ver com ele: "minha esposa afirma que 'é só um menino' e que é inofensivo, mas quando perguntei como ela se sentiria se isso fosse feito com nossa filha, ela simplesmente disse: "não vai acontecer porque ela tem bons pais. Meus sogros estão furiodos comigo", concluiu o pai, pedindo conselhos na web sobre como lidar com a situação.
Os usuários concordaram que o pai estava absolutamente certo: "obrigado por não aceitar a mentalidade de 'são só meninos'. Seu filho precisa entender que ações têm consequências e sua esposa não parece ter ensinado isso a ele", comentou uma menina.
O que você acha disso?