Restaurante obriga crianças a permanecerem sentadas à mesa durante toda a refeição: a polêmica começa

por Roberta Freitas

12 Maio 2023

Restaurante obriga crianças a permanecerem sentadas à mesa durante toda a refeição: a polêmica começa
Advertisement

Um almoço ou jantar em família faz parte do bem-estar social a que estamos acostumados, independentemente de gostarmos ou não de sogra ou genro. Brincadeiras à parte, reunir os parentes à mesa e curtir uma boa comida com eles em boa companhia é com certeza uma atividade muito prazerosa. Uma família reunida, mesmo "apenas" quando envolve pais e filhos, é sempre um acontecimento alegre e às vezes se decide tornar a ocasião especial, talvez saindo para comer fora. Em um restaurante, por exemplo. No entanto, as coisas podem sair bem diferentes dos nossos planos.

Foi o que aconteceu com um pai de família, que se viu diante de uma questão espinhosa.

via Euro.eseuro

Stocksnap.io - Not the actual photo

Stocksnap.io - Not the actual photo

Alfonso Pato queria apenas passar um bom dia com toda a sua pequena família e decidiu fazê-lo reservando um conhecido restaurante espanhol: O Fragón de Fisterra, na Galiza.

Então, o homem entrou na web para fazer uma reserva para todos eles e se viu lendo um texto inusitado no site do restaurante: "menores de 12 anos devem permanecer sentados durante toda a refeição; se vier com crianças, ligue antes de reservar".

Alfonso consultou o pessoal da web, indignado, perguntando se eles também achavam aquela nota inusitada totalmente discriminatória, quase um impedimento capaz de desencorajar a reserva de quem tem filhos pequenos e pretende ir lá, naquele lugar que dá para o litoral. O debate se acendeu em um instante.

Advertisement
AI Generated - Psycode

AI Generated - Psycode

"O problema nunca é com as crianças, mas sim com os pais que são incapazes ou não querem gerenciá-los", escreveu alguém; “os clientes não são obrigados a aturar filhos alheios e, em todo o caso, cabe ao proprietário decidir que regras aplicar e consequentemente que clientes terá!”, começou outro usuário; “Não concordo, as regras são muito rígidas e egoístas”, acrescentou outro; "Você quis levar para outro lado, mas na minha opinião são regras para a segurança das crianças e das pessoas ao seu redor", explicou outro internauta.

E, de fato, esse último comentário parece refletir a política do restaurante que prontamente interveio para esclarecer o assunto: "é para protecção das crianças: o estabelecimento é totalmente envidraçado, tornando o nosso restaurante um local muito perigoso para quem é muito pequeno". Acrescentou ainda que, anteriormente, se perdeu um menino e, devido à localização do local, que fica em frente à praia de Langosteira, situações como a que ocorreu podem se revelar muito arriscadas e de difícil resolução. 

Quem você acha que está certo, o dono do restaurante "não muito inclusivo" ou o pai de família que se sentiu desencorajado por essas regras "originais"?

Advertisement