Avós devem ser pagos para ficar com os netos: em alguns países isso já está sendo discutido

por Roberta Freitas

27 Abril 2023

Avós devem ser pagos para ficar com os netos: em alguns países isso já está sendo discutido
Advertisement

Se ser pai é certamente uma boa notícia que traz tanta alegria, o prazer de ser avó também não deve ser subestimado: você já foi pressionado por seus entes queridos a ter filhos só para eles terem netos? Temos certeza de que isso aconteceu com mais de uma pessoa. No entanto, esse papel muitas vezes é "pouco considerado": sempre falamos sobre como é difícil para os pais cuidar de crianças pequenas, como é cansativo para uma nova mãe amamentar dia e noite e assim por diante. Tudo verdade, claro, mas mesmo cuidar de crianças com energia inesgotável em uma idade bastante avançada não é brincadeira de criança, literalmente.

Assim, uma proposta interessante foi teorizada para ajudar os avós, que de fato muitas vezes cuidam de seus netos da mesma forma que seus pais o fariam.

via Economist

bryandilts/Pixabay - Not the actual photo

bryandilts/Pixabay - Not the actual photo

Os avós, como pessoas que cuidam das crianças, deveriam receber dinheiro do Estado justamente como “recompensa” por esse “trabalho”.

Porque se pararmos para pensar em como eles cuidam dos netos, bem, eles basicamente fazem as mesmas tarefas de uma babá, mas de graça. É claro que um pai (um avô) nunca pediria dinheiro para cuidar de seus netos, mas, no entanto, até essa figura se cansa de gastar tempo, dinheiro e energia para atender a todas as necessidades das crianças que lhe são confiadas. De fato, são muitos os novos pais que contam com as preciosas "mãos" de seus avós: talvez eles deixem seus filhos em sua companhia depois da escola, deixem com eles enquanto aproveitam uma noite de tempo livre e poderíamos continuar por horas.

Em suma, são quase indispensáveis ​​e por isso se considerou acertado pensar em como lhes fazer "justiça", mas como exatamente?

Advertisement
Freepik - Not the actual photo

Freepik - Not the actual photo

Devem ser remunerados através de subsídios monetários ou deduções fiscais, de forma a ajudar concretamente estas pessoas.

Essa "contribuição" também favoreceria novos nascimentos, tirando algumas preocupações de um casal indeciso sobre ter ou não um filho: infelizmente constituir família tem um custo muito alto e muitos apaixonados têm que lidar com essa realidade. Se pudessem contar com a disponibilidade dos avós, incentivados pela ajuda financeira a cuidar dos netos, até os jovens poderiam ter mais vontade de ter filhos, se sentindo um pouco "mais protegidos".

Sabemos que o tempo e a atenção que dedicam aos netos são fruto de alegria e amor. Isso não tira o fato de que o apoio financeiro só poderia ajudar a criar os filhos com mais facilidade, aliviando algumas obrigações e um pouco do estresse dos ombros dos novos pais. O que você pensa dessa ideia?

Advertisement