"Sou mãe, mas também sou mulher e acima de tudo estou cansada"

por Roberta Freitas

01 Maio 2023

"Sou mãe, mas também sou mulher e acima de tudo estou cansada"
Advertisement

Tornar-se pai é uma tarefa difícil e nem sempre ocorre de acordo com as expectativas. No início você sempre pensa em como é bonito, gratificante, positivo como experiência, mas quem já teve um ou mais filhos sabe que não há só beleza nisso e que você tem que lidar com várias situações mais ou menos fáceis a serem gerenciadas individualmente ou em conjunto.

Por isso, tanto as mães como os pais podem se encontrar a viver momentos de desânimo, a ponto de sentirem a necessidade de largar tudo e de se ausentar por uns dias em busca de tranquilidade. Não importa se isso acontece ou não, mas quem está ao lado desses pais deve entender a importância de entendê-los e ajudá-los.

A mulher de quem queremos falar se encontrava neste estado de extremo cansaço. Uma mãe, uma esposa, uma trabalhadora que chegou a um ponto de ruptura e sentiu a necessidade de desabafar.

Rawpixel - Not the actual photo

Rawpixel - Not the actual photo

"Um dia qualquer, de repente, enquanto eu fazia o que faço todos os dias, desmaiei - disse ela - olhei em volta e percebi que não aguentava mais. Estou sempre com pressa, tenho que levantar de manhã cedo para preparar o café da manhã dos meus filhos, ajudando-os a tomar banho e se vestir, preparar o lanche para a escola, acompanhá-los e depois correr para o trabalho onde, pontualmente, chego tarde - confessou - Não me digam para sair mais cedo, esse não é o problema".

Exausta por uma rotina que quase não lhe dá tempo de respirar, a mulher cedeu e soltou um longo e libertador grito. Seu corpo decidiu que era hora de parar, sentar e dizer para si mesmo: "basta". Mamãe falou sobre o quanto ela se sente cansada, o quanto ela sente a necessidade de sair de casa e tirar um tempo para si mesma.

"Tenho inveja daquelas mulheres que conseguem parar fora da escola para conversar um pouco - continuou - aquelas que conseguem tirar uma hora de folga para praticar esportes, aquelas que vão ao cabeleireiro - o que eu também gostaria de fazer para cobrir meus cabelos grisalhos, mas não consigo - quem sai com os amigos para tomar um aperitivo ou ir ao cinema. Não tenho nada disso, estou sempre com pressa e estou cansada".

Advertisement
Pexels - Not the actual photo

Pexels - Not the actual photo

O melhor momento para ela é a noite: todos estão dormindo e o silêncio envolve seus momentos de paz. Ela quase deseja que o tempo nunca passe, mas os ponteiros do relógio continuam correndo, o amanhecer chega e um novo dia de corrida a espera.

Muitas mulheres - mas também muitos homens - experimentam essas sensações e se sentem impotentes diante do dia a dia agitado. Apesar de tudo, porém, às vezes basta um desabafo, um grito libertador, uma conversa para fazer tudo retroceder e que se encontre a tão almejada serenidade.

 

"Esta história é baseada em fatos reais e é inspirada em uma história compartilhada conosco por um de nossos leitores".

Advertisement