Compra uma bolsa por apenas 1 dólar: a cifra que ela ganha vendendo é muito maior
A sorte se revela diante de nós das formas mais díspares: às vezes é uma vitória na loteria, outras vezes é um encontro com a pessoa certa na hora certa, outras ainda é uma compra descuidada que reserva uma surpresa esplêndida.
A jovem Chandler West, uma mulher que mora em Charlotte, Carolina do Norte, Estados Unidos, sabe bem disso. A jovem fez uma descoberta incrível quando comprou uma bolsa de noite estilo vintage que acabou sendo um modelo Cartier Art Deco dos anos 1920 por apenas um dólar. No momento da compra, não fazia ideia do seu valor.
via Newsweek
"Eu pensei que era meio antiquada, mais antiga do que apenas uma coisa vintage. Então eu sabia que valia mais do que um dólar. Além disso, era uma bolsa fofa e eu gostei, então comprei", disse ela. A jovem havia notado a bolsa em um leilão online: ninguém havia feito lances e a má qualidade da imagem do produto não ajudava, então Chandler achou melhor tentar oferecer um valor pequeno.
"Lembro que havia apenas uma foto e não houve lances, então consegui comprá-la por US$ 1", explicou ela. Depois de comprada, a guardou durante algum tempo e depois - arrumando o armário - decidiu revendê-la: "estava num amontoado de objetos e quando a vi novamente pensei que podia fazer uma pesquisa na web para saber o seu valor", disse.
Ela começou sua pesquisa examinando cuidadosamente as pedras azuis e os diamantes colocados no fecho da bolsa para calcular seu valor. Embora ela estivesse cética sobre os diamantes, ela estava convencida de que as pedras azuis eram lápis-lazúli e decidiu pedir ajuda a um grupo de colecionadores vintage no Facebook para identificar a bolsa. Um membro do grupo explicou a ela que o tecido jacquard de seda da bolsa foi inspirado nos tecidos safávidas do século XVII e que a bolsa era muito popular na França dos anos 1920. Ele também disse a ela que a marca de luxo francesa Cartier havia produzido bolsas semelhantes e a aconselhou a verificar o nome da marca no fecho.
Apesar de todas essas informações, Chandler ainda tinha dúvidas se sua compra de um dólar, sem etiqueta dentro, poderia realmente ser um produto Cartier de luxo. No entanto, ela decidiu verificar de qualquer maneira e ficou surpresa ao descobrir que o nome Cartier estava gravado na parte inferior do fecho, logo abaixo das pedras azuis.
Após pesquisar o valor de mercado da bolsa, ela levou a peça a uma joalheria para confirmar a autenticidade das pedras, mas depois decidiu ir a uma casa de leilões para vendê-la. Ao fazer isso, ela vendeu a bolsa por $ 7.500 e ganhou $ 6.600 depois de pagar a comissão da casa de leilões.
"Tenho que admitir: a quantia que ganhei me deu muito mais alegria do que segurar um objeto tão particular!", comentou ela. Um a grande sorte, não acha?