Criticam ela por como se veste aos 75 anos: "é meu direito escolher como quero me vestir"
Qualquer pessoa que vive o suficiente inevitavelmente envelhece e amadurece. No entanto, hoje parece existir um estigma negativo em torno da velhice: isso não faz muito sentido porque deveria ser apenas uma parte da vida humana e não uma limitação.
Por isso, Candace Leslie Cima, uma mulher de 75 anos que ficou famosa nas redes sociais com um post que circulou na web em que responde a comentários sobre suas escolhas de estilo dizendo sua idade e demonstrando que ter uma abordagem madura e corajosa na terceira idade. Essa é apenas uma das muitas maneiras com as quais ela está dando um bom exemplo, vamos descobrir as outras.
Candace recebeu um comentário nas redes sociais sobre ela vestir uma camisa sem mangas. O comentário dizia "você tem 60 anos, não deveria estar usando isso". Em resposta, Candace escreveu: "na verdade, tenho 75 anos". Em seu blog, ela escreveu um artigo chamado "O direito das mulheres de mostrar os braços". Ela explicou que costumam escrever para ela dizendo que mulheres com mais de 60 anos não devem mostrar os braços.
Candace apontou que, no passado, havia outras regras sobre roupas femininas que hoje parecem absurdas. Em 1800, não era aceitável que uma mulher mostrasse os tornozelos em público. Nas décadas de 1920 e 1930, andar sem chapéu era considerado de mau gosto, enquanto nas décadas de 1940 e 1950 as mulheres eram frequentemente obrigadas a usar luvas. A questão é que o direito de escolher a própria roupa sem ser julgado não deve ser dado como garantido.
Candace apontou que é normal ter flacidez e rugas com a idade. Ela argumentou que devemos decidir por nós mesmos se devemos ter vergonha de nosso processo natural de envelhecimento ou não e não permitir que os outros nos façam sentir menos do que somos. A mulher aprendeu muitas coisas ao longo da vida, inclusive a enfrentar o envelhecimento de forma madura e corajosa. Quando ela era jovem, sua família tinha um ditado engraçado na parede que dizia "envelhecer não é para mulherzinhas", mas agora que ela é mais velha, entende o verdadeiro significado dessa frase: é uma mudança complexa e há muitas emoções diferentes que as pessoas experimentam durante este processo.
"Nossa atitude em relação a essas mudanças e as emoções que vêm com elas são importantes porque moldam nossas vidas. Existem muitas razões pelas quais as pessoas têm medo de envelhecer, como mudanças no corpo e na mente, e o fato de que nos aproximamos do fim, o que é inevitável. No entanto, reconhecer esses medos e enfrentá-los de maneira positiva é melhor do que ignorá-los", comentou ela.
O que você acha? Você concorda com as afirmações dela?