Professora mostra David de Michelangelo para seus alunos: é demitida
A educação das crianças é um princípio fundamental sobre o qual assenta a nossa sociedade: elas serão as promotoras do amanhã e é vital que recebam uma preparação adequada. É importante, portanto, que as crianças aprendam desde cedo a importância dos valores, bem como que sejam doutrinadas da melhor forma possível. A formação é tão importante como a educação e não é por acaso que começamos a frequentar a escola desde cedo. Tentar fornecer uma bagagem cultural rica e abrangente não é tarefa fácil: os assuntos a serem ensinados são variados e as noções dignas de nota são inúmeras.
A protagonista desta história que se envolveu em um verdadeiro escândalo da mídia sabe algo sobre isso.
via Mirror
Hope Carrasquilla é professora na Classical School de Tallahassee, Flórida. Ou melhor, era. A mulher, que também era diretora do instituto, foi demitida na hora, acusada de ter mostrado obscenidades a seus alunos muito pequenos.
A professora tinha dado uma aula sobre o Renascimento e na ocasião tinha mostrado aos alunos a famosa escultura de David de Michelangelo. Alguns pais não aceitaram nada bem: "uma mãe achou o David muito vulgar porque a estátua aparece 'nua'; outro pai disse que a filha se sentiu muito desconfortável durante aquela aula. Não entendo como a arte pode ser vista sob esta luz ruim. Na escola também estudamos a criação de Adão, mas se você 'vestir ele', você conta a história de forma imprecisa" - declarou uma chocada Hope.
Mas a mulher também confessou que ela foi parcialmente culpada.
Wallpaperflare - Not the actual photo
No instituto existe uma regra rígida: os pais dos alunos devem ser informados 72 horas antes das aulas que tratam de assuntos "sensíveis" que podem ser considerados "perturbadores". “Geralmente o professor de plantão tem a função de enviar uma carta de advertência aos pais, ano passado ela foi enviada e não houve nenhum problema específico. Por exemplo, a gente avisa quando vamos tratar de temas como 'o ciclo vital dos animais' e 'reprodução humana', mas desta vez houve um contratempo: a carta tinha sido compilada e enviada para a secretaria, lá infelizmente se perdeu e por isso os pais não foram informados do que continha o programa artístico renascentista" - acrescentou a professora.
A notícia correu brevemente o mundo deixando muitas pessoas consternadas, em particular tanto o diretor da Galleria dell'Accademia em Florença (Itália) quanto o prefeito de Florença, Dario Nardella, ficaram surpresos. O prefeito quis homenagear Hope com um agradecimento em nome da cidade e convidou ela, seus alunos e até a direção da escola que demitiu a mulher, para ver a escultura de David ao vivo para mostrar a todos "a pureza" dela. “Arte é civilização e quem a ensina merece respeito”, disse a autoridade nas redes sociais.
Uma história singular que deixa muito o que pensar, o que você acha?
https://www.theguardian.com/commentisfree/2023/mar/25/florida-school-principal-fired-michelangelo