Mãe exige que filho de 10 anos saiba cozinhar: "sua mulher não vai ter que fazer isso por ele"
Nas últimas décadas, a humanidade deu passos gigantescos: as tecnologias evoluíram exponencialmente e os costumes e tradições também sofreram mudanças significativas. Antigamente, era mais provável associar alguns papéis a um gênero do que a outro. Sem querer relembrar tempos arcaicos em que os homens trabalhavam e as mulheres "ficavam em casa", basta pensar, por exemplo, no pensamento comum que via os homens como os únicos que podiam seguir a carreira militar ou as mulheres como as mais indicadas a serem babá e isso não faz muito tempo.
Esse não é mais o caso hoje em dia e esta mãe imediatamente quis deixar as coisas claras para seu filho.
via Sjrp.temmais
Renée Rodrigues é uma mãe brasileira, mas antes disso, ela é uma forte defensora da igualdade de gênero. Ele educou o menino Enzo, de 10 anos, desde pequeno para ser o mais independente possível.
Nesse caso, ensinou a ele o que inicialmente eram os fundamentos da culinária à medida que o filho crescia: "já com 3 anos fazia o próprio leite, sabia quebrar ovos separando a gema da clara, dividia os ingredientes e aprendeu a medir as dosagens. Acho fundamental que ele saiba fazer malabarismos na cozinha não só para sua sobrevivência, mas também para que ele consiga fazer uma comida saudável" - disse a mulher.
Renée é nutricionista e costuma frequentar o ambiente dos restaurantes à trabalho. Seu filho contou como foi crescer com todos aqueles estímulos culinários.
"Aos poucos fui ensinado a manusear os utensílios com segurança, a fazer pequenos preparos e a decorar os pratos. Minha mãe sempre esteve perto de mim, mas ela me dava a oportunidade de 'sujar as mãos'" - conta o pequeno Enzo. A criança parece amar o mundo da culinária e já possui habilidades notáveis: é capaz de preparar pratos à base de frango, brócolis com bechamel, profiteroles, feijoada, parpadelle à bolonhesa e brigadeiro; seu prato favorito de todos os tempos é a omelete com banana.
Renée aconselha todos os pais a deixarem seus filhos "descobrirem" a comida e a culinária, principalmente aquela saudável. “Apresente alimentos saudáveis de várias maneiras e formas: um dia cru, um dia grelhado, um dia cortado em palitos, outro dia fatiado, mas dê livre acesso aos seus filhos para que possam saboreá-los e apreciá-los de acordo com seus gostos”.
Em suma, a cozinha deixou de ser um mundo relegado apenas ao gênero feminino e de fato está recebendo cada vez mais atenção também da população masculina e o Enzo é uma prova digna disso. O que você acha da educação culinária transmitida por essa mãe ao filho?