Menino de 10 anos não consegue encontrar uma família: um casal de professores decide adotá-lo
Adotar uma criança com necessidades especiais é uma experiência que pode trazer muitas emoções e satisfações: essas crianças buscam amor, atenção e carinho e adotá-las é oferecer a elas tudo isso e muito mais. Você não apenas tem a oportunidade de ajudar uma criança que precisa de amor e atenção, mas também pode aprender muito com ela e apreciar a beleza da singularidade de cada indivíduo.
Jenna Riccio sabe bem disso, uma professora que em dezembro de 2018 conheceu um novo aluno chamado Nate, que imediatamente a impressionou com sua doçura e timidez. Nate tinha acabado de se mudar para a escola elementar Walsh Elementary School em Waterbury, Connecticut, onde era a única criança em uma cadeira de rodas.
Nate é um menino que sofre de anemia falciforme, uma doença genética que afeta os glóbulos vermelhos do corpo. "Era muito tranquilo", explicou Jenna. "Às vezes ele chorava sem motivo. Acho que a mudança repentina foi muito difícil para ele. Demorou muito para ser aceito e se abrir para todos". Na época, Jenna era a professora de leitura da escola e fazia o possível para criar um ambiente acolhedor e inclusivo para Nate e os outros alunos da turma.
Nate enfrentou inúmeras internações devido a sua doença durante sua infância e, em 2019, quando foi hospitalizado, Jenna foi visitá-lo. Mais tarde, a professora soube que Nate havia sido afastado de sua família biológica e colocado em um orfanato pelo Departamento de Crianças e Famílias do estado do Connecticut. Sentindo pena do menino, Jenna decidiu visitá-lo no hospital, já que não tinha ninguém por perto que o conhecesse. "Achei triste não ter a família com ele. Então comecei a pensar em entrar com um pedido de custódia para poder ser a mãe dele", disse ela.
Jenna completou uma extensa série de cursos, seminários e exames e em menos de duas semanas ela conseguiu se tornar a mãe adotiva de Nate. Ela chamou especialistas para inspecionar sua casa para garantir que era segura para seu novo filho e concluiu todo o processo em cerca de 10 dias. Depois que Nate recebeu alta do hospital, Jenna o levou para casa com ela. Isso aconteceu em 3 de outubro de 2019. Durante todo esse tempo, Jenna se apaixonou por Tim Riccio, um professor da Walsh Elementary que conhecia Nate da aula de artes. O casal se casou em 15 de maio de 2021, e Nate compareceu como pajem.
"Ele passou por tanta coisa em seus 10 anos de vida e todos os dias acorda com um sorriso no rosto, pronto para enfrentar o dia", disse Tim. "Ele é uma inspiração para mim, para Jenna e para todos os membros de nossa família. Conheci muitas crianças desde que comecei a ensinar, mas Nate é especial. Mesmo que ele tenha passado por algumas experiências difíceis, ele nunca está mal-humorado ou triste. Em vez disso, ele tem uma "aura luminosa" que nenhuma dificuldade pode ofuscar", acrescentou.
A história de Nate demonstra o poder da resiliência e positividade mesmo nas circunstâncias mais difíceis.