Homem se recusa a ceder lugar em ônibus para uma grávida: "também estou cansado"
Viajar de ônibus é cansativo, principalmente se você tiver que ficar de pé, se segurando nas alças para não perder o equilíbrio na primeira curva, operação ainda mais complexa se o ônibus estiver muito lotado. No entanto, muitas pessoas ainda optam por este meio de transporte por razões econômicas e - porque não - ecológicas e por vezes pode ter a sorte de encontrar um lugar livre.
Como é do conhecimento de todos, no entanto, o código de ética (e a lei em alguns países) estabelece que sempre se deve dar lugar a idosos, pessoas com deficiência e mulheres grávidas. No entanto, um jovem norte-americano causou alvoroço na web ao se recusar a oferecer seu lugar. Mas vamos começar em ordem.
via Reddit
Freepik - Not the Actual Photo
O jovem explicou que trabalha em turnos de 10 horas, onde na grande maioria das vezes é forçado a ficar de pé. Ele voltava para casa depois de um longo dia de trabalho e - tendo que esperar pelo consert do seu carro - caminhou mais 20 minutos até chegar ao ponto de ônibus que o levaria para casa. Ele estava com o pé dolorido e felizmente encontrou um assento disponível a bordo.
"Depois de um tempo, uma senhora grávida entrou. Ela estava procurando por um assento, mas não conseguiu encontrar. Eu estava mais perto dela, então ela começou a me olhar com olhos suplicantes. Eu estava com fones de ouvido e tentei fingir que não a via, mas quando ela começou a falar comigo foi inevitável", disse ele. "Não fui rude nem nada, apenas me recusei a ceder, explicando que tinha tido um longo dia e meus pés estavam doloridos. Ela começou a chorar dizendo que é uma mãe solteira grávida e eu disse a ela que sintia muito, mas que tinha sido uma escolha pessoal dela e ela não podia esperar que os outros concordassem com suas escolhas de vida. Não é minha culpa que ela tenha decidido ter um bebê".
Freepik - Not the Actual Photo
Depois de algumas idas e vindas, um idoso se levantou para dar lugar à grávida, definindo o jovem como um "idiota" sem valores: "eu me virei fingindo que não ouvi. Enquanto eles trocavam de lugar, o motorista do ônibus teve que frear por algum motivo e a grávida e o idoso caíram. Eles começaram a gritar comigo, me chamando de todos os tipos de apelidos, mas eu me afastei e ignorei", explicou o jovem, acrescentando que havia contado à família sobre o incidente e havia sido repreendido por seu comportamento.
Até a web criticou duramente: "não, você não pediu para ela engravidar, mas você poderia simplesmente ter escolhido ser gentil. Por causa do seu egoísmo, uma grávida e um idoso caíram", comentou um usuário.
O que você acha disso?