Entregadora se recusa a entregar comida para cliente: "a gorjeta é muito baixa"

por Roberta Freitas

07 Abril 2023

Entregadora se recusa a entregar comida para cliente: "a gorjeta é muito baixa"
Advertisement

O trabalho de entregador não é dos mais confortáveis: transportar comida em casa a bordo de uma moto ou de uma bicicleta ao sol, chuva ou vento não é muito agradável, mas é um trabalho flexível e pode render uma quantia justa graças às gorjetas dos clientes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, é prática comum oferecer gorjetas generosas a garçons e entregadores, mesmo que não seja garantido, e neste país uma jovem motociclista gerou indignação na web por se recusar a entregar comida a um cliente por ter recebido uma gorjeta muito pequena, em sua opinião.

via Unilad

YouTube - Driver Man

YouTube - Driver Man

Sua explosão foi capturada pela câmera de segurança do cliente e as imagens rapidamente circularam nas redes sociais, obtendo mais de 1,5 milhão de visualizações no YouTube. No vídeo, a jovem motociclista irritada pode ser visto tocando a campainha do cliente e pedindo para falar com ele cara a cara, se recusando a ir embora. Logo a seguir, afirma ter percorrido 20 quilômetros para entregar a comida, recebendo uma "mísera" gorjeta de 8 dólares. Os dois começam a discutir sobre a duração de sua suposta viagem de 40 minutos.

Sem hesitar, a entregadora tenta deixar claro para o cliente que a distância percorrida foi grande e que seria bom aumentar o valor da gorjeta. O cliente respondeu então que a viagem tinha a duração máxima de 20 minutos e que não era necessário alterar o extra atribuído à trabalhadora. Diante dessa nova recusa, a mulher pegou a comida de volta e saiu pela avenida, deixando o dono da casa sem jantar.

Advertisement
YouTube - Driver Man

YouTube - Driver Man

Sua explosão indignou muitos outros entregadores americanos, acostumados a receber apenas 15% ou menos como gorjeta. Após o escândalo, a empresa divulgou uma nota oficial aos seus clientes.

"Levamos a segurança de nossa comunidade extremamente a sério e tal comportamento inadequado nunca é tolerado na plataforma de entrega. Qualquer comportamento que viole esta política de tolerância zero é motivo para desativação, e a entregadora envolvida foi removida de nossa plataforma. Entramos em contato com o cliente para oferecer suporte e lamentamos sinceramente que este incidente não corresponda à experiência que nos esforçamos para oferecer todos os dias", disse um porta-voz da empresa.

Como você teria reagido?

Advertisement