Este é o cachorro vivo mais velho do mundo: ele tem mais de 30 anos

por Roberta Freitas

29 Março 2023

Este é o cachorro vivo mais velho do mundo: ele tem mais de 30 anos
Advertisement

Como é de conhecimento de muitos, a expectativa média de vida de um cachorro varia de inúmeros fatores como tamanho e raça, mas em geral fica entre 10 e 13 anos. Porém, há um amigo de quatro patas que decidiu ir muito além desse limite, triplicando-o e ainda mantendo um estado de saúde mais do que bom. Estamos falando de Bobi, um cão de fazenda que vive em Portugal e que recebeu o certificado do Guinness World Records como não só o cão vivo mais velho do mundo, mas também o mais velho de sempre. O cachorrinho fofo tem quase 31 anos.

via Guinness world records

YouTube - Guinness World Records

YouTube - Guinness World Records

Bobi é um cão da raça Rafeiro do Alentejo: normalmente este tipo de cão tem uma esperança de vida que varia entre os 12 e os 14 anos. Desde o nascimento - em 11 de maio de 1992 - o cachorrinho mora na cidade de Conqueiros, na fazenda da família. A sua idade avançada foi confirmada por fotos e pelo Serviço de Medicina Veterinária da Câmara Municipal de Leiria, bem como pelo SIAC, uma base de dados de animais de estimação autorizada pelo governo local e mantida pelo Sindicato Nacional dos Veterinários Portugueses.

Os seus proprietários acreditam que a sua longevidade está ligada à sua alimentação: “ele come os mesmos pratos que nós, obviamente sem condimentos”, explicaram. Além disso, ele pode passear por onde quiser graças à posição de sua casa imersa na tranquilidade da natureza. Leonel, o dono de Bobi, tinha apenas 8 anos quando viu nascer seu cachorrinho, que ele descreve como "único". "Cresci com ele e me lembro muito bem das caminhadas para a escola e das brincadeiras com ele", comentou o homem.

Advertisement

Agora Bobi não é mais tão ágil, devido a sua idade recorde, e seu temperamento é muito mais calmo e astuto do que antes. Ele adora estar no jardim com seus quatro amigos gatos e costuma tirar uma soneca no quarto logo após comer. A sua saúde é decididamente boa para um cão muito idoso, ainda que se façam sentir algumas perturbações: "temos consultas regulares com ele no veterinário, mas os exames sempre mostraram que continua em boa saúde, salvo alguns pequenos problemas de visão ou pequenos distúrbios articulares devido à idade", disse Leonel.

Trinta anos para um animal de estimação é realmente muito tempo e é extraordinário que um cachorrinho como Bobi continue compartilhando e guardando novas e preciosas memórias com sua família: "estamos muito felizes e gratos à vida por nos permitir, depois de 30 anos, ter o Bobi no nosso dia a dia", disse Leonel.

O que podemos dizer, desejamos a Bobi muitos mais anos em boa saúde!

Advertisement