Paga pela cirurgia nos olhos de 1000 estranhos cegos: ele lhes devolveu a vida
A visão é um verdadeiro dom, talvez o mais importante dos cinco sentidos e, quando falha, traz realmente muitas dificuldades. Claro que convivemos com esse déficit, mas precisamos de muita força e perseverança para manter nossa independência. Por isso, Jimmy Donaldson, mais conhecido como Mr. Beast, um YouTuber americano de 24 anos, decidiu que queria ajudar pessoas com sérios problemas de visão, para tornar o mundo um lugar melhor. O jovem selecionou mil estranhos cegos ou com deficiência visual severa de todo o mundo e decidiu pagar por suas cirurgias do próprio bolso.
Para implementar sua iniciativa, o jovem YouTuber contou com o Dr. Jeff Levenson, cirurgião da Flórida: "há tecnologia suficiente para curar metade dos casos de cegueira no mundo e a maioria das pessoas precisa de apenas 10 minutos", comentou o Dr. Levenson. Logo depois, o Sr. Beast contatou uma organização humanitária sem fins lucrativos para identificar 1.000 pessoas com graves problemas de visão que não podiam pagar o tratamento do qual precisavam para enxergar novamente.
Na lista, havia pacientes do mundo todo: Brasil, Quênia, Namíbia, México, Indonésia, Vietnã e assim por diante. "As pessoas não podiam acreditar que toda a cirurgia tinha sido oferecida pelo Sr. Beast", explicou o Dr. Levenson.
O YouTuber documentou as experiências de alguns pacientes: o vídeo mostra suas reações antes e depois da operação com um turbilhão de emoções. Além de ter financiado tratamentos médicos e intervenções cirúrgicas, o Sr. Beast também decidiu dar grandes somas de dinheiro para as pessoas que mais precisavam, preenchendo cheques de 10.000 euros e até doando 50.000 a um jovem com dificuldades nos estudos universitários, a fim de ajudá-lo a obter seu diploma.
O vídeo emocionante circulou na web e recebeu grande aclamação do público, embora uma pequena parcela tenha acusado o YouTuber de "explorar" os problemas de saúde das pessoas para seu próprio ganho pessoal. A esta polêmica Mr. Beast decidiu responder na mesma moeda: "vou usar o meu dinheiro para ajudar as pessoas e vou fazer um testamento doando todos os meus bens para a caridade. Cada centavo", disse o jovem. Vários usuários e influenciadores escreveram mensagens de apoio, reafirmando as boas intenções de Mr. Beast e como ele repetidamente mostrou que reinveste todos os seus lucros provenientes do conteúdo das redes sociais para fins de caridade. Uma iniciativa maravilhosa, não acham?