Grávida não cede lugar no ônibus para idosa: começa a polêmica

por Roberta Freitas

18 Fevereiro 2023

Grávida não cede lugar no ônibus para idosa: começa a polêmica
Advertisement

Ir para o trabalho de transporte público não é muito agradável, mas no final você opta por este tipo de transporte para fazer uma escolha mais econômica e ecológica, sendo paciente principalmente se tiver que pegar ônibus ou metrô na hora do rush, quando é difícil encontrar um assento vazio para sentar.

A protagonista da nossa história sabe muito bem disso, pois pediu conselhos na web para entender se exagerou ao se recusar a ceder seu lugar para uma senhora idosa enquanto estava no ônibus de dois andares que a leva de casa para o trabalho. A jovem está em estado avançado de gravidez e carregava consigo algumas sacolas pesadas. Mas vamos contar como tudo aconteceu.

via Reddit

Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

A gestante geralmente pega o ônibus nos dois finais da linha, já que ficam próximos ao seu local de trabalho e à sua casa. Quando ela embarcou, o ônibus já estava lotado, com apenas um assento disponível. "O ônibus esvaziou rapidamente depois de algumas paradas e voltou a lotar no meio do trajeto. Foi aí que começou o problema: uma senhora idosa com uma bengala subiu a bordo e me pediu para sair. Ela nem foi educada: 'você tem que procurar outro lugar, esta prioridade é para pessoas frágeis'. Na realidade, os lugares prioritários eram os que estavam à minha frente", explicou a jovem

A mulher explicou à senhora que tinha enfrentado um dia pesado de trabalho, que estava grávida de 8 meses e carregava sacolas pesadas, por isso não se sentia capaz de se levantar, talvez até para procurar um assento no andar superior do ônibus, mas ela se ofereceu a senhora sentar ao lado dela. A idosa recusou a oferta, respondendo com irritação. Nesse momento, a futura mãe enfatizou que estava grávida e reiterou que ela deveria pedir um lugar para outra pessoa. Alguns momentos depois, um homem à sua frente se levantou e ofereceu o seu lugar à senhora: "ele se levantou, a fez sentar e se dirigiu à escada para se sentar no andar de cima, me olhando fixamente", disse a jovem mulher.

Advertisement
Pexels - Not the Actual Photo

Pexels - Not the Actual Photo

"A senhora passou os 15 minutos seguintes conversando com os passageiros, reclamando de como os jovens de hoje não respeitam os mais velhos e de como na época dela ninguém a trataria assim. Meu marido e meu pai já disseram que me comportei bem, mas me sinto culpada", finalizou a nova mãe, pedindo uma opinião online para entender se ela tinha errado ao se comportar daquela forma.

A web provou que ela estava totalmente certa, com inúmeros usuários lembrando que os assentos prioritários no transporte público também são para mulheres grávidas: "se ela não queria que você se comportasse como uma mimada, ela não deveria ter se comportado como uma bruxa", comentou um homem. O que você acha disso?

Advertisement