Perdem os pais: jovem de 17 anos cuida dos 5 irmãos e os cria como filhos

por Roberta Freitas

25 Janeiro 2023

Perdem os pais: jovem de 17 anos cuida dos 5 irmãos e os cria como filhos
Advertisement

Existem histórias de família que chamam muita atenção, infelizmente, devido a infelizes contingências que marcaram sua trajetória. Existem núcleos em que, por um destino adverso, um dos pais ou ambos acabam faltando, colocando os pequenos da casa numa situação particular e incômoda.

Os 6 irmãozinhos no centro desta história sabem algo sobre isso mas, graças à mais velha deles, puderam saborear plenamente o sabor do final feliz. Mas nós explicamos bem como as coisas aconteceram.

via ABC News

 Orange County Sheriff's Office/Twitter

Orange County Sheriff's Office/Twitter

Corria o ano de 2013 quando um episódio inesperado e fatal aconteceu na casa dos Rodriguez: a mãe Lisa Smith, de 35 anos, faleceu, deixando um enorme vazio na vida do marido e dos filhos. A essa altura, o pai Alexandre não pode fazer nada além de deixar a dor de lado para se dedicar totalmente aos seus 6 filhos. Mas o destino às vezes é cruel o suficiente para fazer o que nunca esperaríamos.

Apenas três anos depois, o homem também foi para o céu aos 44 anos, deixando seus filhos à mercê de um destino incerto. E é aqui que a jovem Samantha entrou em jogo com todas as suas forças. A menina, então com 17 anos, seguiu os passos do pai e resolveu arregaçar as mangas. Apesar da pouca idade, ela entendeu perfeitamente qual seria o seu destino e o de seus irmãos: nenhum parente poderia ter ficado com todos eles e as instituições de acolhimento teriam se tornado seu lar. Como fazer?

A jovem optou por deixar de lado a vida adolescente: "eles precisavam de um adulto e eu me tornei um" - declarou a menina. Ela nunca perdeu tempo e sempre trabalhou muito para que não ficassem sem comida, conforto, escola, ela ajudou 4 irmãzinhas e 1 irmão - entre 13 e 4 anos - como se fossem seus próprios filhos e no final ela conseguiu. Sempre havia muitas pessoas com ela, inclusive sua avó Lourdes, que morava em Orange County, Flórida, para onde os 6 se mudaram.

Advertisement
 Orange County Sheriff's Office/Twitter

Orange County Sheriff's Office/Twitter

"Aprendi muito com minha mãe - confessou - sempre a vi fazer tanto por nós e só tive que colocar em prática seus ensinamentos. Estou feliz por ser o ponto de referência dos meus irmãos e quero ensiná-los muito. Para mim é divertido ajudá-los a crescer". Claro, Samantha desistiu de muita coisa, mas nunca parece ter se arrependido e, depois dos primeiros dias, em que também interrompeu a escola, decidiu voltar a estudar. Fazendo malabarismos o melhor que podia entre estudar e trabalhar meio período como garçonete, ela conseguiu se formar.

A história dos irmãos Rodriguez comoveu muita gente e muitos se mobilizaram para dar uma mão como podiam. Houve homens e mulheres que lhe levaram presentes, ajuda diária e toda a comunidade lhe deu um apoio inesperado. Também foram criadas arrecadações de fundos para permitir que ela tenha um pé-de-meia para suprir todas as necessidades, sem contar que um grupo, que permaneceu anônimo, optou por dar um carro para a família viajar.

É em ocasiões como esta que o melhor das pessoas vem à tona. Solidariedade, altruísmo e amor foram o pano de fundo de uma história nascida de acontecimentos muito dolorosos, mas a vida sabe tirar como sabe dar e, apesar de tudo, Samantha deu um jeito de manter sua família unida. Só podemos parabenizá-la pelo exemplo dado e desejar que o futuro seja cada dia mais brilhante para esta família. Boa vida!

Advertisement