"Escolhi ser dona de casa dos anos 50: meu trabalho é cozinhar, criar filhos e limpar a casa"
Ano após ano, a sociedade foi se transformando e as tradições, hábitos e modos de viver que antes eram comuns sofreram grandes alterações. Nos acostumamos assim a novas modas do ponto de vista do vestuário, a diferentes formas de comunicação e, em particular, a uma concepção moderna dos "papéis" dentro de cada setor.
Graças à emancipação e à compreensão de que não há diferenças de direitos e deveres entre homens e mulheres, a figura feminina se afastou cada vez mais do estereótipo que a via destinada a se dedicar exclusivamente à família e ao lar. No entanto, há aqueles que não concordam e decidiram que um estilo de vida ligeiramente retrô é o certo para eles. A protagonista desta história sabe algo sobre isso.
via Daily Mail
Alexia Delarosa é uma mãe de 29 anos que mora em San Diego, nos Estados Unidos, com sua família. A mulher ficou famosa na web por ter optado por aderir a um movimento, o Tradwife, que resgatou a figura da mulher dona de casa. Se a modernidade nos habituou a uma ideia da figura feminina independente do núcleo familiar, não é o caso de quem pertence a este grupo.
Esta mãe, junto com tantas outras, decidiu que viver como se estivesse nos anos 50 é muito melhor e prefere que seu marido Matthew, 37 anos, saia para o trabalho todas as manhãs, enquanto ela fica em casa. Limpar, preparar almoços e jantares e cuidar dos filhos são as suas principais ocupações. Mas por que ela escolheu fazer isso?
A mãe Alexia disse: "senti muita falta de uma figura materna quando era pequena. Minha mãe trabalhava e adorava sair à noite com as amigas, e eu a via muito pouco. Não quero que aconteça a mesma coisa com meus filhos. Eu prefiro viver no estilo dos anos 1950, período em que quem saía de casa era o homem, enquanto a função da mulher era exclusivamente cuidar da casa e dos filhos".
Uma confissão que para muitos foi questionável, mas que foi compartilhada por muitas mulheres e muitos maridos. De fato, muitos, inclusive Matthew, estão inclinados a pensar que o papel da mulher dentro da unidade familiar é esse e que é bom recuperar alguma tradição.
"Quando eu estava esperando nosso primeiro filho, eu e meu marido decidimos juntos que eu ficaria em casa, saindo do emprego - disse ela - Inicialmente, então, me dediquei a um negócio de panificação caseira, mas com a chegada do segundo também, achei que não teria mais jeito e preferi ficar com eles".
Muitos usuários a criticaram, "acusando-a" de voltar no tempo e de alguma forma perder anos de história. Aparentemente, porém, Alexia não está disposta a desanimar e adora repetir em casa o que vê nos filmes da época. “Adoro essas esposas tão atenciosas – confessou – gosto, é tão romântico e quero que seja assim na minha casa”.
E você consideraria estabelecer sua vida familiar dessa maneira?