Todas as manhãs ele se embeleza para visitar sua esposa que perdeu a memória: é o único olhar que ainda reconhece
A doença de Alzheimer está certamente entre as doenças mais insidiosas e dolorosas que atacam na velhice. É uma patologia com diferentes graus de gravidade, mas que, no final, inevitavelmente nos tira o que há de mais precioso em cada um de nós: as memórias e experiências que contribuíram para nos formar como pessoas. Não é de se estranhar que seja uma doença que perturba o equilíbrio familiar e deixa uma marca indelével não só no doente, mas também nos seus entes queridos. O vídeo que queremos mostrar hoje fala sobre o último ponto de apoio que ainda mantém uma idosa com Alzheimer neste mundo: o amor pelo marido, que nunca se apagou como o resto de suas memórias.
No vídeo que foi postado no TikTok por sua neta Catalina, o avô pode ser visto empenhado em pentear o cabelo e se preparando para visitar a esposa em seu quarto. Ele tem 86 anos, enquanto sua esposa tem 82, - eles estão casados há 56 anos e viveram tudo juntos, para o bem ou para o mal. Apenas nos últimos anos, a vida decidiu pregar uma peça de muito mau gosto neles, deixando a mulher doente. Infelizmente, embora muitos tratamentos experimentais estejam em andamento, ainda não foi encontrada uma solução definitiva para o mal de Alzheimer, que continua a fazer várias vítimas todos os anos, incluindo parentes enlutados.
"O meu avô se arruma todas as manhãs para visitar a minha avó no quarto dela", explica Catalina, a neta. "Eles estão casados há 56 anos. Minha avó adoeceu há mais de 15 anos. Apesar de ter perdido a memória e todas as suas lembranças, meu avô ainda é seu rosto familiar".
"Este é o cotidiano dela. Temos a convicção de que é isso que a mantém aqui conosco. Se você me perguntasse o que é o amor, eu diria para você olhar para os meus avós. Esse olhar diz tudo sem precisar dizer qualquer coisa", acrescentou Catalina. No vídeo, a avó reconhece claramente o marido e volta a sorrir ao olhá-lo nos olhos e ele tentar fazê-la rir com uma piada. Naturalmente, o velhinho está bem ciente de que aquele momento fugaz de felicidade pode desaparecer a qualquer momento, pois sua amada esposa pode deixar de reconhecê-lo, mas enquanto houver aquela pequena chama viva em seus olhos, ele continuará lá para ela: "nunca pare de olhar para mim", diz ele com ternura.