Os clientes insultam os funcionários do restaurante: o proprietário fecha o estabelecimento para dar uma folga aos funcionários
Trabalhar em contato com os clientes pode ser muito cansativo, pois todos os dias podem chegar pedidos diferentes que nem sempre é possível satisfazer. Mesmo que o mantra "o cliente sempre tem razão" seja muito difundido no comércio, isso não significa que a equipe possa ser abusada. O respeito deve ser a base das relações humanas: um garçom procura fazer o seu melhor, por que outro ser humano levantaria a voz, o ameaçaria ou ofenderia enquanto ele está apenas tentando oferecer um serviço aos seus clientes? Infelizmente, porém, existem muitas pessoas rudes neste mundo e é por isso que os donos de uma lanchonete decidiram fechar o local por meio dia e dar um momento de paz aos funcionários.
Devemos respeitar o trabalho alheio, seja ele qual for, e o fato de pagar e ser “cliente” certamente não pode ser configurado como condição de superioridade sobre o outro. Infelizmente, porém, é mais do que frequente que em bares e restaurantes os funcionários sejam maltratados por clientes mal-educados. Um restaurante em Massachusetts (EUA), o Apt Cape Cod, decidiu dar um dia de folga para seus funcionários depois que uma onda de grosserias invadiu o local naquele mesmo dia. Os proprietários escreveram uma mensagem no Facebook para explicar os motivos do fechamento temporário: "o restaurante estará fechado para o café da manhã, reabrirá a partir das 17h para o jantar".
A mensagem continuou assim:
"Como muitos de nossos hóspedes e clientes nos tratam com gentileza e compreensão, todos os dias tem havido um fluxo astronômico daqueles que não o fazem, nos xingando, ameaçando processar, discutindo e gritando com minha equipe, fazendo membros da equipe chorarem. Esta é uma maneira inaceitável de tratar qualquer ser humano. Então, eu e a chef Regina decidimos tirar o dia de folga e dar tempo à equipe para limpar profundamente o restaurante e dar aos meus meninos um dia de gentileza. Estaremos abertos para o café da manhã novamente amanhã. Por favor lembre-se que muitos dos meus funcionários são jovens, é o primeiro emprego ou é o emprego de verão que ajuda a pagar a faculdade. Tivemos que fazer mudanças devido ao volume de negócios, tamanho da cozinha, disponibilidade de produtos e disponibilidade de pessoal, não estamos tentando arruinar as férias ou o dia de folga de alguém", concluiu, pedindo alguma compreensão de sua clientela.
As coisas não estão fáceis para ninguém, então precisamos mostrar um pouco de gentileza independente de com quem estamos lidando: concorda?