Formou-se e dedicou o sucesso à mãe, lixeira: "ela não me deixou faltar nem um lápis"

por Roberta Freitas

07 Janeiro 2023

Formou-se e dedicou o sucesso à mãe, lixeira: "ela não me deixou faltar nem um lápis"
Advertisement

Concluir o ensino médio com louvor é um marco importante na vida de uma pessoa, mas - embora possa parecer uma meta facilmente alcançável nos dias de hoje - não é o caso de todos. O jovem Lorenzo Menezes tem 22 anos e acaba de se formar em Administração: uma conquista comum na vida de um jovem, mas que teve um significado muito mais especial para o rapaz. Aliás, sua família fez muitos sacrifícios para permitir que ele estudasse e se formasse e por isso Lorenzo compartilhou nas redes sociais uma dedicatória muito querida em homenagem a sua mãe, Edvan Bacelar da Silva.

via Claudia.abril.com.br

Dona Edvan Bacelar da Silva - "Netinha", como é conhecida em Conceição do Coité, interior da Bahia - trabalha como catadora de lixo e não conseguiu ter uma educação completa: interrompeu o ensino fundamental e sempre teve que lutar para não deixar faltar nada aos filhos. Segundo o jovem Lorenzo, a mulher sempre fez questão de que para ele e os dois irmãos, Rayssa, 20 anos, e Paulo Ricardo, 13 anos, não faltasse nada: "quando eu era pequeno, essa mulher nunca me deixava ficar sem lápis, nem borracha, nem caderno para estudar, nem comida quente na mesa", disse.

Todos os anos, sua mãe corria para matricular os filhos na escola e comprar material escolar e uniformes. Lorenzo sempre estudou em escolas públicas e foi incentivado por seus professores a se matricular na Universidade. Foi aceito com uma bolsa que cobria 100% das despesas, na Faculdade de Administração da Universidade Anísio Teixeira, a duas horas de distância de casa.

Advertisement

Os sacrifícios da mãe e a grande dedicação de Lorenzo fizeram com que o jovem fosse o primeiro graduado da família: “a emoção que sentimos quando um objetivo é alcançado é inexplicável”, comentou.

"Só tenho a agradecer e gritar de alegria por essa vitória! É emocionante gritar: eu consegui! Não desista dos seus sonhos, todos nós somos capazes de realizá-los, seja ser cantor, ator, um policial, um administrador, um juiz... siga-os! Você os alcançará e continuará a segui-los. Eu mesmo acabei de começar! Devo tudo isso à bolsa, mas acima de tudo à minha mãe que sempre apoiou a mim e aos meus irmãos. Obrigado por tudo o que você tem feito por nós!", concluiu Lorenzo.

Advertisement