Uma pequena cidade italiana oferece 30.000 euros a quem comprar uma casa no centro e se mudar para lá

por Roberta Freitas

04 Dezembro 2022

Uma pequena cidade italiana oferece 30.000 euros a quem comprar uma casa no centro e se mudar para lá
Advertisement

Comprar uma casa hoje em dia é realmente desafiador, se não proibitivamente caro para a maioria das pessoas. Os preços dos apartamentos estão subindo cada dia mais, principalmente nas grandes cidades e nas áreas mais centrais de várias cidades. Quase parece que para se tornar proprietário é preciso se mudar para áreas isoladas e pouco frequentadas. A proposta de uma aldeia italiana parece, talvez, na linha desta teoria: 30.000 euros de oferta a quem se mudar para a pequena cidade. Gostaria de saber mais? Vamos descobrir todos os detalhes juntos.

via CNN

A aldeia de Presicce, na Puglia, faz parte daquelas maravilhas escondidas do sul da Itália que vão se esvaziando aos poucos. A vida agitada de hoje, o consumo e o trabalho ininterrupto levaram a maioria das pessoas a se mudar para as grandes cidades, onde tudo está à mão e onde parece haver mais oportunidades de trabalho. O resultado dessa tendência inevitável é o progressivo despovoamento daquelas cidades e aldeias que parecem não oferecer muitas oportunidades aos mais jovens. No entanto, esses lugares são verdadeiros tesouros a serem redescobertos. É a pensar nisso que a administração do Presicce decidiu doar 30.000 euros a todos aqueles que venham a comprar uma das casas à venda na localidade e que ali fixem residência. Um projeto de repovoamento da aldeia, que pode deixar qualquer pessoa com vontade de se mudar para lá.

A dar mais vontade ainda nos futuros compradores é o baixo preço das casas: com um gasto de 25.000 euros, de fato, dá para comprar uma casa. Em que outra metrópole você encontraria preços tão vantajosos?

Advertisement

Em suma, é evidente que se trata de uma operação de marketing muito bem estruturada, com um louvável propósito: dar nova vida a uma bonita aldeia que merece mais. O vereador explicou a iniciativa da seguinte forma: "há demasiadas casas vazias no centro histórico, gostaríamos de voltar a ver a aldeia cheia de gente. É uma pena vermos os nossos bairros cheios de história, arquitetura e arte esvaziando lentamente, deixando a decadência tomar conta. Por isso, vamos oferecer até 30.000 euros a quem quiser comprar uma destas casas abandonadas”.

Você daria o passo de ir morar em um pequeno vilarejo a preços reduzidos ou está preso à ideia da cidade grande? Conte a sua opinião e experiência sobre isso!

Advertisement