Mãe checa celular dos filhos: "tenho o direito e não é falta de confiança"
Criar um filho é um desafio muito grande e quem opta por fazê-lo sabe que terá que enfrentar tanto belos momentos, que ficarão para sempre na memória, quanto momentos em que os contrastes e as discussões irão predominar na relação. No entanto, tempestades à parte, sempre haverá o momento em que a serenidade voltará e o vínculo entre pais e filhos será ainda mais forte do que antes.
A educação é a primeira incógnita no caminho do crescimento. Cada pai decide transmitir o que considera mais adequado, mesmo que as escolhas feitas nem sempre sejam as melhores ou, em qualquer caso, compartilhadas por todos. A mãe de quem queremos falar sabe alguma coisa sobre isso pois, desafiando todas as críticas possíveis, tornou pública sua decisão sobre o "controle" de seus filhos.
Laura Muse tem 41 anos, mora em Greensboro, Carolina do Norte, e é mãe de dois filhos adolescentes. A mulher fez a web inteira falar de si mesma por ter divulgado seu hábito noturno: quando os filhos vão para a cama, ela "pede" os telefones deles e só os devolve na manhã seguinte. Uma coisa que não é muito comum e, justamente por isso, tem despertado muitos comentários, a maioria deles críticos.
O pequeno clipe, que ela postou em seu Tik Tok, a mostra ao lado do filho e com o celular nas mãos. O vídeo é lúdico e os dois se divertem cantarolando a música que o acompanha, mas a rotina é real. Por que isso? Para que os filhos tenham o descanso necessário, segundo disse, para que não passem a noite a enviar mensagens de texto e a navegar nas redes sociais e também porque quer controlar o que fazem. Motivações às quais juntou uma frase que ajudou a suscitar ainda mais polêmica: "eu pago os telefones, são meus e posso consultá-los quando quiser". Mas é realmente assim?
Muitos disseram que são contra essa decisão, mas para Laura é normal e é sua maneira de garantir que eles se comportem. Segundo a mulher não haveria nada de errado e, se a relação com os filhos for transparente, eles não terão problemas em mostrar o telefone e não terão nada a esconder. O meninos têm celular desde os 11 anos e, para obtê-lo, fizeram um pacto com a mãe: ela poderia checar a qualquer momento. E se no começo era algo que ela fazia com mais frequência, agora, como ela mesma disse, acontece muito mais raramente, ainda que ela fique com os telefones à noite.
“Nunca verifiquei os celulares dos meus filhos – escreve um usuário – nunca me deram um motivo para o fazer”; "Verificá-los significa não respeitar a sua privacidade e é sinal de que não se confia neles: como é que eles podem te contar alguma coisa" - escreve outro. E assim por diante com muitas mensagens semelhantes e críticas dirigidas a Laura. No entanto, houve quem também a apoiasse, admitindo fazer o mesmo e apenas para o bem dos filhos.
Qual é a sua opinião: você já teve esse hábito?