Vendedor ambulante de 52 anos realiza seu sonho secreto: se formar
A obtenção de uma qualificação de nível superior é o desejo de muitos, mas nem todos conseguem alcançá-lo. Aliás, muitos interrompem os estudos por necessidades pessoais ou familiares e deixam aquele sonho na gaveta achando que está sem tempo para terminar o Ensino Médio ou fazer uma faculdade. Mas eles estão errados. Um exemplo claro disso é o Sr. Samuel Cardoso Brito, 52 anos, vendedor ambulante do Pará, que recentemente conseguiu realizar seu sonho de se formar em letras. Agora o homem não tem intenção de interromper os estudos.
via Facebook / Samuel Cardoso Brito
Depois de muitos anos sem estudar, Samuel conseguiu se formar na Universidade de Uberaba. Seus estudos sempre ficaram em segundo plano, pois desde cedo teve que trabalhar para ajudar financeiramente a família. Ele também não tinha vontade de estudar: "eu não era bom nisso, então não passei da terceira série", explicou.
"Minhas notas eram baixas no começo", disse Samuel. "Tenho que agradecer a paciência das pessoas que me ajudaram a seguir em frente e realizar meu antigo sonho de ter uma educação superior", acrescentou. Apesar de achar que não é bom academicamente, Samuel sempre teve paixão pela leitura: desde os 15 anos, em meio ao trabalho na mina com o pai, lia livros, gibis e contos, hábito que não mudou ao longo dos anos.
Paranaense, ele disse à mídia brasileira que decidiu voltar a estudar aos 40 anos depois de se candidatar a um emprego e não conseguir por não ter curso superior, apesar de preencher todos os requisitos. Samuel é dono de um carrinho de pipoca, atividade com a qual conseguiu financiar seus estudos. Depois dessa recusa, de fato, o homem resolveu se mudar para o interior em busca de um custo de vida menor e assim poder se matricular em mais cursos. Assim, o homem descobriu uma nova paixão: o inglês. Depois de muito esforço e boas notas, esse homem conseguiu seu diploma de bacharel!
Através da Rede de Educação à Distância, seu negócio de pipoca e viajando longas horas para fazer os exames, Samuel finalmente obteve seu diploma de Bacharel em Letras. "Espero que não seja a última graduação, pois pretendo fazer uma pós-graduação e depois fazer um mestrado e um doutorado", comentou.
Este é um belo exemplo de tenacidade e determinação: parabéns!