Amamenta a filha na biblioteca, mas é afastada: o desabafo de uma mãe (+VÍDEO)
A amamentação é uma prática absolutamente natural e necessária para estabelecer um vínculo forte e íntimo entre a mãe e o recém-nascido, bem como para dar ao nascituro toda a nutrição necessária. Apesar de nos primeiros dias tentarmos ficar em casa e cuidar do bebê em todos os sentidos, é normal sair de casa para fazer compras, trabalhar, ir a uma loja... enfim, uma mãe tem o direito de viver mesmo que ela tenha acabado de dar à luz, você não acha? No entanto, a amamentação em locais públicos costuma ser uma fonte de controvérsia e debate, pois parece "incomodar" alguns indivíduos. Esta mãe desabafou em um vídeo no Facebook, depois de ter sido convidada a se retirar da biblioteca, enquanto amamentava, para um local mais “escondido”.
Diane Pico, uma mãe de 38 anos, desabafou em um vídeo postado em seu perfil no Facebook, após ser solicitada a se esconder enquanto amamentava em uma biblioteca em Nice, na França. Nesse dia, Diane foi à biblioteca municipal de sua cidade junto com sua filha de 5 anos e a pequena Adélia, de apenas 10 meses. No momento em que a menina começou a chorar porque não conseguia dormir bem, Diane imediatamente a levou consigo e foi para um canto da biblioteca para poder amamentá-la. Embora Diane não achasse que ela estivesse fazendo algo errado, uma bibliotecária a abordou e disse para ir amamentar sua filha em um local "mais escondido dos olhos das pessoas", alegando que as atividades relacionadas à higiene e alimentação das crianças eram proibido nas dependências da biblioteca, conforme determina o regulamento.
Diane não gostou nada do pedido: “não é normal que em uma biblioteca municipal me peçam para me afastar para amamentar, não é normal. Não há nenhuma lei contra isso", argumentou em seu vídeo.
"Assim como não convidamos a se retirar uma mãe que dá mamadeira ao filho, não devemos convidar uma mãe que amamenta no seio", continuou Diane no vídeo. O prefeito de Nice imediatamente pediu desculpas, argumentando que "esta decisão infeliz e injustificada foi tomada com base em regulamentos antigos e desatualizados".
No entanto, o equívoco levantou a questão mais uma vez, destacando o quanto a sociedade continua fazendo com que algumas mães se sintam culpadas ou inadequadas, apenas porque amamentam em locais públicos. Que opinião você tem sobre o assunto? Escreva para nós nos comentários!