Nadadora de 100 anos estabelece novos recordes mundiais: 'não tenho intenção de parar'

por Roberta Freitas

25 Dezembro 2022

Nadadora de 100 anos estabelece novos recordes mundiais: 'não tenho intenção de parar'
Advertisement

Cem anos parecem muitos para começar o dia com uma dúzia de flexões completas? Ou talvez seja demais para ser um nadador, treinando cinco dias por semana? Muitos para dirigir um carro e se deslocar para todos os lugares? Que tal viajar para o Japão dos EUA? Participar de uma entrevista de podcast gravada no Zoom e usar um iPhone? Você está muito velho para isso? Se você respondeu sim a alguma ou a todas essas perguntas, bem, você certamente terá que pensar novamente. A idade é apenas um número e a Sra. Charlotte Sanddal é a prova viva de que essa afirmação não é apenas um ditado popular.

via The Wall Street Journal

YouTube - Huntsman World Senior Games

YouTube - Huntsman World Senior Games

Quando Charlotte, moradora de Helena, Montana, se aposentou aos 73 anos, decidiu experimentar um novo esporte: a natação. Hoje Charlotte, que está com 100 anos, não parou de nadar e nem desacelerou, pelo contrário! A senhora ainda pinta os dedos dos pés com as cores do arco-íris, desfruta de seu Chardonnay e persegue tenazmente os recordes mundiais de natação. "A natação me dá propósito e grande foco. Por que devo parar de nadar?", comentou.

Um amigo a convenceu a participar de uma prova de nado livre nas Olimpíadas Seniores de Montana em 1994. "Talvez eu fosse a única na minha faixa etária, mas quando ganhei a medalha de ouro fiquei viciada", disse ela. Desde que completou um século em agosto de 2022, Charlotte já quebrou vários recordes mundiais, incluindo o de estilo livre, nos Huntsman World Senior Games. E ela não tem intenção de parar.

Advertisement
YouTube - Huntsman World Senior Games

YouTube - Huntsman World Senior Games

Sanddal competiu em mais de 400 eventos de natação Masters. Ela detém cinco recordes mundiais individuais de Masters ratificados pela Federação Internacional de Natação, conhecida como FINA, e 10 recordes individuais de natação Masters dos EUA. Ela também teve 300 top 10 individuais na natação Masters dos EUA, ou seja, colocada entre as 10 primeiras de seu gênero e faixa etária em um evento ao longo de uma temporada inteira.

"Devo tudo à natação se estou aqui hoje", disse Charlotte. "Não tenho nenhum problema de saúde. Não tomo remédios, por isso tenho muita, muita sorte, mas devo tudo à natação". Quando questionada sobre como é quebrar recordes mundiais na idade dela, ela respondeu: "ótimo, todos deveriam tentar!"

Advertisement