"Minha mãe nunca quer me ajudar com meu filho, eu disse a ela: ou você está presente ou nunca mais o verá"
Os novos pais, principalmente os de primeira viagem, contam muito com a ajuda dos avós - verdadeiros pilares da família, sem os quais seriam obrigados a recorrer diariamente a babás. Naturalmente, o papel dos avós não é aquele de cuidar dos netos enquanto os pais estão no trabalho, mas representam um recurso inestimável até mesmo nesses casos. É claro que não há nada que obrigue um avô ou uma avó a cuidar dos netos, mas muitas vezes é algo que eles mesmos fazem com muito prazer. Aparentemente, porém, a mãe do protagonista desta história não é a clássica avó disposta a ajudar a cuidar do neto e isso tem causado bastante tensão na família. Mas vamos ver em detalhes o que aconteceu.
via Reddit
A protagonista desta história é uma mãe de 32 anos que, após várias tentativas, conseguiu engravidar de seu primeiro filho, Jack. O bebê tem 8 meses e a mulher, assim como o marido, logo tiveram que retomar o trabalho, constatando a dificuldade de viver uma maternidade serena. Nesses casos, os avós são os primeiros aliados dos novos pais e netos: muitas vezes recorremos a eles em busca de ajuda. O problema é que a avó de Jack não se revelou uma avó "tradicional" ou, pelo menos, muito apegada ao neto, visto que sempre que a filha lhe pedia ajuda, ela inventava uma desculpa para não se envolver.
"Minha mãe mora a 1 hora de distância de mim e nunca se ofereceu para me ajudar. Sempre tivemos um relacionamento muito bom. Agora ela passa os dias fazendo ioga e vendo os amigos. Ela dá muito pouca atenção ao neto, basta vê-lo de vez em quando. Umas duas vezes eu pedi para ela ficar de babá ou fazer alguma coisa para mim, mas ela sempre se recusou. Até que eu não aguentei mais essa situação", é a história da mulher no Reddit, onde ela desabafou e pediu conselhos aos usuários.
Um dia, a mulher e o marido foram convidados para o casamento de amigos, uma ocasião especial que exigiria uma viagem de avião de 2 horas para chegar a outro estado. Como a situação não parecia muito adequada para um bebê de poucos meses, a mulher pediu à babá que pudesse cuidar de Jack por um dia inteiro. As coisas teriam corrido bem se a babá não tivesse cancelado o compromisso de última hora, obrigando a mulher a pedir ajuda à mãe:
"Expliquei a situação à minha mãe e pedi a ela para cuidar do Jack durante 24 horas, me ofereci para a levar conosco, pagar um quarto de hotel, para que ela só tivesse de cuidar dele durante 5 horas. Naturalmente ela me disse que não, porque ela tinha uma aula de ioga que não queria cancelar", explicou a mulher sem esconder a decepção. A mulher sabe muito bem que a mãe não tem obrigação de cuidar do neto, mas depois desse último acontecimento resolveu dar a ela um ultimato: "se você não cuidar do seu neto agora, não vai mais vê-lo".
Ela mesma se perguntou se o ultimato foi muito duro, mas os usuários do Reddit parecem concordar com ela. O que você acha?