Menino de 6 anos é alvo de provocação na escola por estar com esmalte: pai o defende na web
O bullying é um tema profundamente sentido e abordado, sobretudo nos últimos anos e em qualquer contexto. Partimos da esfera familiar para passar para aquela escolar e, assim, garantir a conscientização das crianças. De fato, é fundamental que eles entendam a importância de não se comportarem mal com os outros e de não chegarem, com brincadeiras e pequenas ou grandes provocações, a afetar profundamente aqueles que os rodeiam.
No caso que estamos prestes a contar, algo pequeno, mas muito significativo, aconteceu. No centro da história está um menino de 6 anos e seu pai que decidiram compartilhar a história na web para estimular a reflexão sobre o tema.
Doug Weaver é professor de artes e pai de Finley, um menino de 6 anos que está começando o ensino fundamental. Segundo o homem, o pequeno sempre foi um grande fã de cores e arte, por isso adora pintar as unhas além de desenhar. Isso mesmo. A criança gosta de ver suas mãos todas coloridas e isso nunca lhe causou problemas. Pelo menos até ele entrar em uma faixa etária um pouco mais velha.
Ir para o ensino fundamental não significou apenas iniciar um novo caminho, mas também ter que lidar com questões até então deixadas de lado. Em um vídeo postado em sua conta no Tik Tok, o pai Doug contou como seu filho se divertiu pintando as unhas durante um fim de semana e como foi para a escola no dia seguinte sem tirar o esmalte. Isso atraiu a atenção de seus amigos, infelizmente de forma negativa.
"Ele voltou para casa na segunda-feira e nos disse que 3 de seus 11 colegas de classe zombaram de suas mãos" - disse o homem - disseram a ele que passar esmalte é coisa de "menina", mas ele respondeu que não há coisas que só os meninos possam fazer e nem mesmo aquelas que só as meninas possam fazer, quando perguntamos a ele o que eles responderam - continuou Doug - ele disse que dois permaneceram da ideia deles, enquanto o terceiro refletiu sobre o assunto e concordou com ele".
Ao que parece, como muitas vezes acontece, falar e abordar um tema só pode criar uma discussão frutífera - ainda que limitada, dada a idade - e abrir a novas interpretações da realidade.
O clipe postado por este pai foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e recebeu muitos comentários. Alguns deles concordaram com Doug em falar sobre algumas questões, apesar da idade da criança, enquanto outros o criticaram duramente. Para esses últimos, o risco era confundir a criança. "Como posso fazer isso se estou apenas dizendo que não é certo provocá-lo por usar esmalte?" - retorquiu o homem.
A sua intenção era dizer em voz alta que os outros não devem ser pressionados pelo que fazem, pelo que lhes interessa e pela forma como se apresentam nos contextos mais díspares. "Basicamente - concluiu o homem - é só cor nas unhas, nada mais".
Qual a sua opinião?