Responder com o polegar para cima é "hostil e agressivo, principalmente no trabalho": muitos decidem não usá-lo
Com o avanço da tecnologia e o uso constante e crescente de smartphones, cada um de nós tornou nossos alguns hábitos de "teclado". Por isso, respondemos de forma totalmente automática a mensagens, e-mails ou postagens sociais sem pensar em como um emoji ou qualquer outro símbolo pode ser interpretado. Mas não é tão óbvio que algo que consideramos completamente inofensivo tenha o mesmo valor para nosso interlocutor.
Um tema sobre o qual muitos jovens se detiveram, e acabaram elaborando uma espécie de ranking das "carinhas" mais usadas que, no entanto, já podem parecer obsoletas, senão francamente ofensivas. Vamos descobrir juntos aquela que mais criou problemas.
via New York Post
Pixabay - Not the actual photo
Todos nós, como grandes usuários da web, sabemos o que são emojis e os usamos todos os dias para responder às inúmeras mensagens que recebemos. Há alguns que foram recentemente reavaliados e que se decidiu que seria melhor nãousar. A questão foi levantada pela chamada geração Z, ou seja, aqueles jovens nascidos entre o final da década de 90 do século passado e a primeira década dos anos 2000.
Se fez porta-voz da decepção de muitos de seus semelhantes, um jovem de 24 anos, através de um post publicado no portal Reddit. Na mensagem, o jovem fala sobre como alguns símbolos podem gerar mal-entendidos – como, por exemplo, o polegar para cima – principalmente se forem enviados para o local de trabalho. "Os colegas da minha idade não fazem isso - disse o jovem - mas os mais velhos sim e às vezes me incomoda. Demorei um pouco para me acostumar com essas respostas, sem me sentir julgado e sem medo de que alguém estivesse com raiva de mim".
Portanto, seria normal as gerações "mais velhas" fazerem uso extensivo da mãozinha com o polegar apontando para cima, sem levar em conta o desconforto presumivelmente inerente ao símbolo.
Pixabay - Not the actual photo
A consultora de negócios Sue Ellson, que foi solicitada a comentar o assunto, disse que não é totalmente errado o que os jovens dizem. Enviar o polegar sem nenhuma mensagem de esclarecimento pode levar a uma interpretação errada. “Quase parece – declarou – que os mais velhos nunca têm tempo para responder de forma exaustiva e não fica claro o que querem comunicar”.
Para muitos, de fato, o polegar para cima poderia significar concordar com o que foi dito, mas não aceitar a coisa, como se fosse um "eu entendo", ou poderia ser exclusivamente uma confirmação sobre o recebimento da mensagem. Resumindo, esse tipo de “carinha” não convence muito, principalmente se usado no ambiente de trabalho.
Pixabay - Not the actual photo
Os usuários que leram o pedido para que o símbolo fosse eliminado da linguagem comum disseram concordar em parte porque poderia passar a ideia de atitudes hostis ou agressivas que criariam tensões desnecessárias. Por outro lado, há quem não veja nada de errado em enviá-lo, considerando-o apenas uma forma rápida de responder no frenesi das horas de trabalho.
Qual é a sua opinião: você concorda com o desconforto resultante ou acha que gesticular com o polegar é completamente normal?