"Uma vez por semana saio com meu marido sem filhos": 4 dicas para fortalecer o casamento
O primeiro ano de vida de uma criança é o mais difícil para o casal, considerando todas as mudanças pelas quais passam e os ritmos particularmente intensos a que são submetidos. É durante este primeiro ano, após a alegria inicial de ter um filho, que a relação do casal pode enfraquecer. As razões pelas quais isso acontece são muito comuns e é absolutamente normal que toda a atenção seja direcionada para a criança. No entanto, isso não deve ser uma desculpa para deixar o casamento de lado e, sobretudo, não deve impedir os pais de se realizarem e se sentirem felizes mesmo em outros contextos que não prevejam o cuidado dos filhos. Existem algumas precauções que você pode tomar para voltar a ter um casamento sólido e feliz.
Ao concentrar toda a atenção na criança, você corre o risco de perder de vista todo o resto: seu parceiro e seu bem-estar pessoal. A falta de sono deixa você perpetuamente cansado e sem vontade até mesmo de aproveitar a menor oportunidade de sair ou fazer algo diferente. Logo, muitos casais descobrem que seu relacionamento parece ter enfraquecido em um ano. Se você também se sente assim, não se preocupe, acontece com a maioria dos cônjuges, mas você precisa agir para melhorar a situação futura. Vamos dar alguns conselhos.
1. Primeiro, saia com seu marido ou esposa sem a presença dos filhos. Tente fazer isso pelo menos uma vez por mês; você pode marcar um dia especial e facilitar a organização de todos, principalmente para aqueles que terão que cuidar de seus filhos. Não é um ato egoísta para com as crianças, pelo contrário: é um ato necessário também para sua própria felicidade. Uma criança que vive em uma família onde os pais se amam e se dão bem, certamente será uma criança mais tranquila do que as outras.
2. Torne suas noites sagradas. Após o primeiro ano de vida, a rotina do bebê deve ser mais estável e você deve poder colocá-lo na cama sempre no mesmo horário, não muito tarde. Isso permite que você gaste pelo menos algumas horas para se dedicar a algo seu, ou para compartilhar uma noite de casal com seu parceiro, como no passado.
3. Saia de férias sem filhos. Se você tiver a chance de se desconectar por um fim de semana, você deve fazê-lo. Deixe as crianças com os avós ou alguém mais do que confiável, e saia com seu parceiro. Isso também não deve ser interpretado como um gesto egoísta, mas como uma forma de ser ainda mais enérgico e presente, além de mais amoroso, dentro do casal e da família. Casamento e filhos vão agradecer!
4. Seja sempre você a prioridade. Isso não significa que você amará menos seu filho, mas que saberá ser um pai equilibrado e amoroso. Não espere seu filho completar 18 anos ou ir para a faculdade para continuar fazendo o que você gosta, pois pode ser tarde demais.
Você concorda com essas dicas simples? O que mais você diria para alguém que quer manter viva a chama de seu casamento? Escreva nos comentários!