"Zombavam de mim pela mancha branca no meu rosto e me sentia diferente: com o tempo eu a aceitei"
Ter segurança em relação à própria aparência física é muito importante, principalmente na juventude, mas às vezes existem condições que tornam uma pessoa especial, fora do comum, mas infelizmente muitas vezes a mesma tende a se sentir defeituosa devido aos padrões de beleza que nossa sociedade continua a impor.
James McLeod, 40 anos, falou sobre seu passado difícil quando criança e o que ele fez para superar seus medos. Tudo começou quando, aos 18 meses, uma mancha branca apareceu em seu rosto.
via YouTube - Truly
Preocupada, a mãe o levou ao médico para saber o que era: ele foi diagnosticado com vitiligo, uma condição que faz com que partes da pele fiquem brancas por falta de pigmentação. Com o tempo, a mancha no rosto de James cresceu até cobrir metade de seu rosto. Quando criança não pensava muito nisso, mas à medida que crescia percebeu que era diferente das outras crianças.
Como a mãe de James nunca o tratou de forma diferente devido à sua aparência física, ele pensou que era como todo mundo, até que as pessoas começaram a apontar como sua pele era diferente. "Eu me sentia diferente", confessou McLeod. Sentia-se deslocado quando os colegas de escola o excluíam das atividades devido à mancha branca em seu rosto. "Minha mãe sempre me garantiu que não havia nada de errado comigo", lembrou McLeod.
No entanto, o comportamento de seus companheiros o fez acreditar que ele não tivesse um bom aspecto, tanto que teve medo de olhar para seu reflexo. Um dia McLeod decidiu mudar de vida: ele tinha apenas 7 anos. Ele se olhou no espelho e se deu "o selo de aprovação".
De repente, ele começou a se sentir bem consigo mesmo. Ele se sentiu seguro em sua pele, uma sensação que nunca havia experimentado antes. Na época, ele não imaginava que milhares de pessoas começariam a segui-lo. Depois daquele dia, ele foi para a escola e sempre cumprimentava seus colegas com um sorriso, o que os deixava confusos. Percebendo sua serenidade, começaram a tratá-lo com respeito.
Crescendo, James percebeu que não havia representação para pessoas com Vitiligo, então decidiu fazer algo. Um dia ele criou um perfil no Instagram chamado "that-vitiligo-guy" e começou a expressar seus pensamentos. Na época, ele não imaginava que milhares de pessoas começariam a segui-lo. Ele enviou vídeos para espalhar positividade e as pessoas adoraram seu conteúdo. Ele também foi a várias escolas e inspirou os alunos a aceitarem sua identidade e serem gentis uns com os outros.
Uma mudança muito importante a sua que, esperamos, possa realmente ser um exemplo para muitas outras pessoas e um incentivo para gostar de si mesmo sem temer o julgamento dos outros.