Decide não comprar nada de supérfluo por um ano: economiza 23 mil dólares

por Roberta Freitas

17 Outubro 2022

Decide não comprar nada de supérfluo por um ano: economiza 23 mil dólares
Advertisement

Qualquer um de nós, se quiser economizar para o futuro ou enfrentar imprevistos de qualquer tipo, faz todo o possível para encontrar uma maneira de não gastar muito. Há aqueles que conseguem fazer isso sem sacrifícios excessivos, evitando de comprar, por exemplo, dois suéteres ao invés de um, e aqueles que acham mais difícil esse processo de economizar.

De qualquer forma, existem métodos para guardar um pequeno ou grande pé-de-meia e, certamente original, foi aquele tentado pela protagonista desta história. Nós falamos sobre ela.

via The Times

Michelle McGagh é uma jornalista financeira que deu muito o que falar sobre si mesma por decidir tentar um experimento econômico e assim aumentar suas economias. A mulher, que trabalhava há muitos anos e não passava por dificuldades, queria fazer um teste para ver se é possível ou não ficar sem gastos desnecessários enquanto continua vivendo normalmente.

O teste durou um ano, aconteceu em 2016 e nasceu da consciência dela: no ano anterior ela havia gasto uma quantia muito alta para comprar coisas que não eram nada indispensáveis, então resolveu mudar.

Advertisement

"Eu havia entrado em um vórtice em que só me sentia feliz se gastasse dinheiro - disse - comprava qualquer coisa, tomava sempre café fora, destinava meus fundos para viajar e tudo sem pensar que tinha uma hipoteca para pagar, contas e muito mais". Assim começou o ano "sem despesas" que parece ter corrido muito bem e, principalmente, dado frutos.

A mulher, de fato, disse que conseguiu economizar 23.000 dólares. Uma quantia considerável que, como ela disse, lhe permitiu ficar tranquila e também cobrir mais algumas parcelas da hipoteca. "Admito que não foi fácil - disse Michelle - desisti de jantar fora, de roupa nova, de cabeleireiro, de andar de transporte público mas, às vezes, sentia saudades, tenho de confessar".

Ela encontrou a maneira de fazer as coisas de qualquer maneira. Para participar de eventos culturais, ela procurava aqueles gratuitos, ou se viajava para algum lugar, ficava em uma barraca ou pedia ao marido que cortasse o seu cabelo. Muitos sacrifícios, inútil negar, e muitos esforços, como o de se deslocar apenas de bicicleta que, no entanto, a fizeram alcançar um bom resultado. O importante é aceitar a ideia de que você tem possibilidade de ter um novo estilo de vida e até de alimentação. A única coisa com as quais ela não economizou foram as despesas necessárias, das quais ela simplesmente não podia prescindir.

"No final, aprendi que é preciso muito pouco para ser feliz" - palavras que muitos compartilharam e nas quais, talvez, se inspiraram. Você seria capaz de tentar viver um ano inteiro sem gastar demais?

Advertisement