"Pedi aumento e me negaram: quando pedi demissão, o patrão me ofereceu o dobro"
O trabalho é necessário e nenhum de nós pode ignorar isso. Não é apenas uma questão econômica e de sobrevivência, mas também uma forma de se sentir útil e engajado. Claro que o trabalho também deve ter um feedback prático e seria bom se em todos os setores fôssemos recompensados pelo que fazemos e houvesse um pouco mais de meritocracia.
Infelizmente, nem sempre é assim e, às vezes, as pessoas se cansam de estar sempre ancoradas no mesmo papel e, convenhamos, no mesmo salário. É então que procuramos a melhor forma de dar um salto e perguntar, quem sabe, se existe a possibilidade de ter uma promoção. Exatamente o que o homem sobre o qual queremos falar fez.
via Reddit
Ele, funcionário da mesma empresa há 3 anos, nunca teve uma promoção, então achou por bem pedir. Em um longo post no Reddit, o autor contou como o assunto se desenrolou. "Fui contratado por esta empresa há 3 anos, trato do setor de vendas e nunca tive uma reclamação - escreve - sempre tive um grande número de clientes e todos sempre ficaram satisfeitos com o que ofereci". É por isso que seria de esperar que os superiores lhe dessem um bônus ou mesmo um pequeno aumento, mas nada disso aconteceu.
Seu salário era de cerca de 56.000 euros por ano, um valor muito respeitável, mas quando seu trabalho é impecável e traz um grande lucro para a empresa, também é certo que você obtenha um reconhecimento extra, não neste caso e nem mesmo depois que ele conversou com seu chefe. Então, quando recebeu uma oferta atraente de cerca de € 100.000 por ano de outra empresa, ele decidiu pedir demissão. Só então os superiores o "notaram".
"Quando lhes disse que estava de saída, imediatamente tomaram medidas - escreve o homem - O CEO foi contatado e em apenas 10 minutos chegou uma nova oferta para mim. Um aumento salarial anual considerável que me levaria a mais de 70.000 euros e um bônus de 30.000. Exatamente o equivalente do concorrente, mas recusei”.
Nenhum de seus chefes, talvez, esperasse uma resposta negativa de um funcionário que sempre foi leal e não criou problemas em 3 anos mas, como ele mesmo apontou, se eles tivessem considerado a hipótese um momento antes e não apenas ficassem fazendo promessas para o futuro, um dos melhores funcionários não teria ido embora.
Afinal, esse é justamente o problema de muitas empresas: assumir que os funcionários não estão aptos e na posição certa para decidir se demitir. Em vez disso, não é assim. Se uma mulher ou um homem é bom em seu trabalho, podemos ter certeza de que, mais cedo ou mais tarde, eles vão olhar em volta, tentando aproveitar a melhor oportunidade.
Você aceitaria a nova proposta no lugar dele ou teria agido exatamente como ele?