Jovem de origem humilde estudou com livros encontrados no lixo: hoje frequenta uma importante universidade
Às vezes, tendemos a subestimar a importância da educação, especialmente quando somos jovens estudantes. Na maioria das vezes as aulas podem parecer chatas e os livros desinteressantes, mas quando essa sorte não é tão óbvia, vemos o quanto precisamos da educação. Thompson Vitor sabe alguma coisa sobre isso, um jovem brasileiro que conseguiu passar nos exames do ensino médio usando apenas livros recuperados do lixo. Depois de tanta dedicação e sacrifício, o jovem finalmente realizou o seu sonho.
via Elsoldetijuana
Thompson vem de uma pequena cidade perto de Natal e cresceu em uma família bastante humilde e com pouco dinheiro. Ambos os pais não prosseguiram seus estudos além da escola primária. Sua mãe se dedica à coleta de lixo para vender itens recicláveis, enquanto seu pai vende sanduíches. Os pais apoiaram seu desejo de estudar, mas temiam que - dada sua situação financeira - ele nunca pudesse ir muito longe.
De qualquer forma, sua mãe o apoiou da melhor maneira possível, fornecendo a ele livros que encontrava no lixo. Esses para Thompson foram verdadeiros tesouros que lhe permitiram chegar ao ensino médio se destacando entre os outros alunos. Sua realidade era muito diferente daquela de seus colegas, ele acordava muito cedo pela manhã tendo que viajar até seis quilômetros de bicicleta para chegar à escola. A tarde era então dedicada a estudar e ajudar a mãe no trabalho. Depois de concluir com sucesso o ensino médio, o jovem conseguiu várias bolsas de estudo.
Depois de ter obtido o primeiro lugar em sua prova, Thompson optou por uma carreira na Faculdade de Química e, graças ao seu grande talento, conseguiu uma vaga na Universidade de Rochester em Nova York, EUA, realizando seu sonho.
Thompson sabe que alcançou um marco semelhante graças à sua tenacidade e inteligência, mas certamente não esqueceu todo o apoio que recebeu de sua família: "tenho muito orgulho dos meus pais. Sei quantos sacrifícios fizeram para me criar. Não só eu, mas também meus irmãos. Eles superaram as adversidades da vida, os problemas econômicos e abriram mão de seus momentos de prazer para cuidar de todos”, disse o jovem. A sua história viajou pelo mundo e é uma inspiração para todos os estudantes jovens e tenazes.