Escola oferece cintos grátis para os alunos: uma forma de evitar que usem calças largas caindo e sejam indecentes
Cada contexto, cada situação, cada ocasião fornece um certo código de comportamento e regras, mesmo que não escritas, para as roupas a serem usadas. Alguns lugares e ambientes, exigem que a gente se apresente "de um certo modo".
Um deles é certamente o contexto escolar e, embora existam instituições que até disponibilizam o uniforme tanto para homens como para mulheres, há outras em que não é obrigatório, mas algumas indicações devem ser respeitadas. Razão pela qual, uma escola de ensino médio, decidiu iniciar uma campanha para limitar a entrada de alunos na escola com calças que ficam caindo, mostrando até as cuecas. Explicamos melhor o que aconteceu.
via Kion 546
Mx. Granger/Wikimedia - Not the actual photo
Estamos na Carolina do Sul e, mais precisamente, na North Charleston High School, instituição de ensino que promoveu a campanha "chega de calças caídas". Os dois porta-vozes desta iniciativa, Thomas Ravenell e Charles Tyler, explicaram de forma muito clara e simples as razões dessa escolha. Embora nesta escola não existam regras escritas que proíbam aparecer vestido de uma maneira e não de outra, há limites dentro dos quais é bom ficar. As razões residem, em particular, na ideia de respeito e decoro que a escola gostaria que fossem respeitados.
"Se você quer respeito, você deve antes de tudo respeitar a si mesmo - explicou Ravenell - Se os meninos andam com as calças abaixadas e caídas, eles mostram uma falta de respeito não apenas para com sua pessoa, mas também para com os outros". Como resolver isso de forma “inofensiva” e rápida? A escola de ensino médio disponibilizou um bom número de cintos que são entregues a quem precisa deles para evitar que essa pessoa "perda" as calças enquanto caminha.
Uma iniciativa que tem dado muito certo e que tem origem em uma portaria anterior feita em Timmonsville, também na Carolina do Sul. Quanto ao ambiente escolar, também neste caso o foco estava em calças muito baixas e, quem fosse flagrado pela cidade de forma inadequada, seria multado em até $ 600.
Não há problema em escolher como se vestir, não há problema em se expressar também através da moda, mas que tudo seja feito com respeito aos demais: essa é a mensagem de Ravenell e Tyler e essa é a razão dos cintos gratuitos.
O que você acha: é certo ou a iniciativa é sinônimo de limitação da liberdade dos outros?