Mãe aceita ajuda do marido para acalmar o filho, mas depois de 2 minutos ele joga a toalha: "não consigo"

por Roberta Freitas

13 Setembro 2022

Mãe aceita ajuda do marido para acalmar o filho, mas depois de 2 minutos ele joga a toalha: "não consigo"
Advertisement

A vida dos pais pode ser muito cansativa, não há dúvida, especialmente se você é literalmente forçado a pensar no trabalho, na casa e nos filhos ao mesmo tempo. A ajuda é necessária, caso contrário você corre o risco de ter uma exaustão prematura. Embora nas famílias modernas haja agora uma maior consciência dos papéis e de como marido e mulher devem compartilhar igualmente as tarefas e responsabilidades familiares, ainda existe o estereótipo da mulher que cuida praticamente sozinha das crianças pequenas. No entanto, há muitas mães que gostariam de passar apenas 10 minutos sem os gritos de seu bebê de alguns meses, talvez almoçar sentadas à mesa ou tomar banho em paz. É aqui que os pais devem intervir para apoiar e demonstrar que são bons parceiros e bons pais. Uma mãe no TikTok explicou, no entanto, como os maridos costumam fornecer “falsa ajuda”, na tentativa de limpar a consciência, continuando a jogar o fardo das responsabilidades relacionadas aos filhos sobre a esposa.

via TikTok / rebeccacraig47

TikTok / rebeccacraig47

TikTok / rebeccacraig47

Rebecca Craig postou um vídeo no TikTok no qual ela disse que estava completamente exausta e que queria fazer uma pequena pausa de seu filho que estava gritando, pelo menos para poder almoçar. Um bebê de 10 meses obviamente precisa de atenção constante, mas é compreensível que uma mãe se sinta sem energia se for obrigada a cuidar dele sem a ajuda do pai. Em seu vídeo, Rebecca explicou que colocou o bebê no berço e fez uma pausa de alguns minutos para o almoço. "Coloquei meu bebê no berço, fechei a porta e desci para almoçar", explicou Rebecca, "pensei que poderia comer sozinha por 5 ou 2 minutos. Meu marido veio até mim depois de dois minutos me perguntando por que o bebê estava chorando". A mulher explicou que precisava de uma pequena pausa, mas que jamais interromperia o trabalho do marido - que agora trabalha todos os dias em casa. No entanto, o homem disse a ela que cuidaria disso: "tudo bem, eu cuido do bebê". Rebecca não poderia estar mais grata a ele por aquela preciosa ajuda naquele momento.

Advertisement
TikTok / rebeccacraig47

TikTok / rebeccacraig47

O problema é que nem dois minutos depois dessa proposta de ajuda, o marido voltou até a esposa com o filho gritando nos braços, dizendo a ela que não conseguia lidar com aquela crise: "eu nem tinha acabado de almoçar. Isso é o que chamo de ajuda dolorosa”, disse Rebecca em seu vídeo. Este episódio é um exemplo clássico do que Rebecca chama de "ajuda dolorosa" ou simplesmente "ajuda ruim"; enfim, em outras palavras, isso ocorre quando parece que realmente existem todas as melhores intenções de ajudar, mas devido à total incompetência, a falta dessa ajuda torna a situação muito pior. Seu vídeo foi seguido por inúmeros comentários e até mesmo um vídeo de uma enfermeira explicando o que aconteceu com Rebecca e seu marido com a definição de "síndrome de parentalidade padrão". Isso ocorre quando você se encontra em uma situação em que supostamente recebe a oferta de ajuda de uma mão amiga, mas ao responder aceitando essa ajuda, você é dolorosamente "picado com uma agulha" - uma metáfora que descreve bem a ideia dessa dinâmica. Concluindo, o que emerge é que muitas mulheres estão incrivelmente cansadas da maternidade, e a vivem mal, simplesmente porque seus maridos não são muito prestativos. Ou fingem ajudar, quando na realidade só pioram a situação.

O que você acha desse tema? Escreva para gente a sua opinião nos comentários!

Advertisement