Este homem foi o zelador de sua escola por anos: hoje ele se tornou o diretor
Na vida você sempre pode melhorar e sempre pode mudar sua situação pessoal, uma crença que levou Mike Huss de zelador de uma escola primária a diretor da mesma instituição. O californiano de 55 anos começou um novo caminho de vida, na mesma escola onde trabalhou por 14 anos como zelador. Para falar a verdade, o homem até tinha sido aluno da Ion Elementary School e, nem mesmo naquela época, ele imaginou que se tornaria o diretor. O trabalho árduo e sua grande capacidade de comunicação com os alunos, no entanto, fizeram com que seu destino fosse exatamente esse.
Ione é uma pequena cidade a cerca de 65 km a sudeste de Sacramento, Califórnia (EUA), onde Mike Huss passou a maior parte de sua vida. O homem de 55 anos era um dos jovens alunos do ensino fundamental da cidade e mais tarde se tornou o zelador da escola. Enquanto exercia essa função, mantinha boas relações com os alunos e todo o corpo docente o encorajou a deixar aquele emprego para se dedicar a algo que lhe convinha mais, ou seja, a docência.
"Muitos professores aqui na Ion Elementary ficavam dizendo: 'Você está desperdiçando seu tempo. Olhe para essas crianças. Elas estão atraídas por você... e elas querem estar com você e aprender com você. Você tem que dar um passo atrás e recomeçar para ser professor'", lembrou Huss. Mike inicialmente parecia um pouco relutante em mudar de emprego e buscar algo totalmente novo, mas tudo mudou com o nascimento de seu primeiro filho.
Huss assumiu o cargo de zelador porque não queria continuar seus estudos, mas também para poder sustentar sua esposa Karen na conclusão da faculdade. Mas foi com a chegada do primeiro filho que Mike percebeu que queria mudar: "Quando meu filho tinha cerca de 3 anos, eu disse a mim mesmo: 'Sabe de uma coisa? Eu quero mostrar ao meu filho que você pode continuar crescendo na vida. Eu sei que ele era muito jovem na época, mas entre o incentivo dos professores do campus e minha motivação para fazer algo para mostrar ao meu filho que nada é impossível, voltei para a escola no final dos anos 1990 para obter credenciais para lecionar".
Foi difícil, claro, porque Mike trabalhava 40 horas por semana e ia para a escola às terças e quintas-feiras o dia todo, mas no final ele conseguiu. Seus esforços foram recompensados uma semana depois de sua formatura: "eu era literalmente o zelador da escola naquela segunda-feira. Trabalhei em turno duplo naquela noite, das 6h às 22h, para preparar a escola. No dia seguinte, terça-feira, foi na minha primeira reunião de professores. Quinta-feira dessa mesma semana, tive minha primeira aula", disse Mike com orgulho.
E agora, depois de 19 anos como professor, Mike se tornou o diretor da Ion Elementary School e é apreciado por todos os seus alunos: "eles me abraçam e dizem: 'você está fazendo um ótimo trabalho', e é muito bom ver um aluno da primeira série dizendo a você. 'Você nem sabe o que estou fazendo. Mas muito obrigado por dizer isso'. A questão é que eles me veem fora da sala de aula interagindo, então acho que isso é tudo que importa para eles”, disse Mike.
Um bom exemplo de como na vida você nunca para de seguir em frente, melhorando a si mesmo e tornando o mundo um lugar melhor. A história do Mike não pode deixar de nos inspirar a fazer o nosso melhor, cada dia mais!