Levam 6 kg de areia da praia: dois turistas parados no aeroporto recebem multa de 1.000 euros
Sair de férias e relaxar visitando novos lugares é um dos momentos mais cobiçados. Quer vá para o mar, para a serra, para a cidade, para o exterior ou fique em seu país de origem, não importa, o importante é aproveitar o momento e, uma vez terminada a viagem, levar consigo algumas recordações. Aqui então, nos dias de estadia, você tenta encontrar a lembrança certa, a mais característica e bonita que pode ser exibida em sua casa e que traz à mente aquela experiência feliz. Normalmente, tais objetos são adquiridos em lojas dedicadas, mesmo que haja quem considere normal retirá-las da natureza.
Acontece muitas vezes, aliás, de ouvir falar de pessoas que, especialmente durante as estadias no mar, roubam conchas, areia e tudo mais das praias em que param, mas isso é um hábito muito errado e também um crime em alguns lugares do mundo. Os turistas sobre os quais vamos falar estão bem cientes disso. Vamos ver o que aconteceu com eles.
via Open
A história aconteceu na Sardenha, a bela e conhecida ilha italiana que estava prestes a ter 6 kg de areia das suas praias "roubada" por dois turistas. Originários da República Tcheca, os dois foram parados no aeroporto e lá, dentro de suas bagagens, foram descobertos sacos inteiros de areia. Os grãos haviam sido retirados de uma das praias mais famosas da ilha e estavam prestes a ser levados e expostos.
A dar a notícia foi uma associação que trata justamente da proteção das praias e da sensibilização dos turistas sobre o assunto. A mensagem diz: "6,3 kg de areia foram roubados da maravilhosa praia das Cabras e estavam prestes a acabar em um aquário em uma lugar qualquer na Europa, mas felizmente foram recuperados e em breve regressarão ao local a que pertencem".
Muitas pessoas cometem esse erro, enfeitiçadas pela beleza, cores e textura da areia, mas sem saber que pegar um punhado é um crime.
Os dois turistas em questão certamente nunca mais cometerão esse erro, especialmente porque foram obrigados a pagar uma multa de 1.000 euros.
Minette Lontsie/Wikimedia - Not the actual photo
Esperamos apenas que a sua experiência possa ser um exemplo para todos aqueles que não percebem o quanto pegar elementos naturais não é apenas incorreto, mas também perigoso para a natureza e para o equilíbrio normal dos ecossistemas.
Não vamos esquecer nunca e, quando formos a uma praia maravilhosa, vamos apenas aproveitar sua beleza sem tirar nada dela.