"Tenho 16 filhos, mas todos se esqueceram de mim e me sinto tão sozinha": o desabafo de uma senhora de 97 anos
Todo filho deve pensar em seus pais e, ao mesmo tempo, poder levar uma vida independente, mas infelizmente nem sempre isso é possível e a vida agitada desses tempos deixa passar em segundo planos os nossos entes queridos, gerando uma praga que está consumindo muitas pessoas idosas de todo o mundo: o drama da solidão.
Um exemplo claro disso é a história de Isabel Méndez Jiménez, uma mulher de 97 anos que se acostumou a viver em um humilde rancho no México, onde passa seus dias trabalhando para sobreviver, enquanto cada membro de sua família se tornou independente dela e deixou a cidade, voltando a visitá-la cada vez mais raramente.
via La Nacion
"Tenho 16 filhos e estou mais sozinha do que nunca. Tive oito meninos e oito meninas. Eles se casaram e se esqueceram de mim", disse ela com pesar. "Meus filhos conheceram mulheres ou homens de outras cidades e nunca mais voltaram para cá. Eles sustentam suas famílias, mas eu moro sozinha". A história foi divulgada pelo jornalista mexicano Jaime Toral, que revelou o cotidiano da mulher nas redes sociais, esperando que suas palavras melancólicas cheguem aos ouvidos de seus filhos.
Em seu relato, a mulher explicou que ficou viúva aos 33 anos, mas que mesmo assim não sentiu dor semelhante à que acompanha seu cotidiano, onde a solidão é o sentimento que a acompanha ao longo do dia. Segundo seu relato, o familiar que mais a visita é um de seus netos, que tem 23 anos, mas que não lhe oferece o interesse necessário: "ele vende cestas, me deixa algum dinheiro e passa poucas horas" .
Para ganhar a vida, a mulher vende tecidos para toalhas de mesa, mas seu trabalho se torna mais difícil a cada dia, pois sua visão já está falhando devido aos danos inevitáveis de uma cegueira cada vez mais profunda. A mulher passa seus dias acompanhada de seus animais de estimação: alguns gatos e um cachorro, encarregados de protegê-la em todos os momentos.
Sua dieta gira em torno de queijos, carnes e alguns outros alimentos, como ela afirmou na entrevista. Sua história, compartilhada nas redes sociais, viralizou no TikTok, onde o vídeo alcançou mais de 37 milhões de visualizações e onde muitas pessoas manifestaram interesse em contatá-la para oferecer ajuda.
Esperamos de todo o coração que ela receba a assistência de que precisa e, sobretudo, que alguns de seus filhos voltem para ela e lhe façam um pouco de companhia em seus longos dias.