Aos 70 anos ele cria móveis em miniatura para sobreviver, mas ninguém os compra: uma garota o vê chorando e o ajuda
Os avós são um recurso precioso: depois de uma vida inteira de trabalho, eles merecem o devido descanso e a aposentadoria como recompensa pelos muitos sacrifícios feitos ao longo da vida. Pena que, com a crise econômica, cada vez mais idosos não possam se dar ao luxo de ficar em casa e sejam obrigados a continuar trabalhando mesmo que seus pontos fortes não sejam mais o que costumavam ser.
É o caso de Ramón Rojas, um avô de 69 anos que faz brinquedos de madeira à mão para vendê-los fora de um zoológico localizado em Chilpancingo, no México.
via El Universal
Don Ramón se tornou carpinteiro aos 35 anos: aprendeu a trabalhar a madeira sozinho e começou porque queria construir brinquedos para suas filhas quando elas tinham 4 anos. "Eu só queria vê-las felizes", comentou.
Agora, com quase 70 anos, ele foi forçado a continuar construindo seus belos móveis em miniatura para sobreviver: "Meu trabalho é um pouco complicado e cansativo, mas sempre fico feliz em ver meus produtos acabados". Recentemente, no entanto, o homem começou a não ter muita sorte. Don Ramón estava triste, frustrado e preocupado porque não conseguia vender seus móveis feitos à mão.
Num dia como tantos outros, entristecido, sentado com os olhos fixos no horizonte, seu olhar triste encontrou o de uma simpática moça chamada Fernanda que veio conversar com ele. Assim que tomou conhecimento das dificuldades do velho senhor, a jovem resolveu ajudá-lo com a tecnologia, postando fotos de suas criações nas redes sociais e assim divulgando a sua mercadoria.
"Olha quem eu encontrei! O Sr. Ramón Rojas lhe pede por favor que o visite. Ele está perto do zoológico Zoochilpan vendendo estes lindos móveis em miniatura que ele mesmo faz com tanto amor. Muito gentilmente, ele me convidou para sentar. Ele estava triste porque ele não havia vendido um único objeto. São lindos e têm um bom preço. Ele também faz as peças em tamanho real”, escreveu a jovem no Facebook.
O avô não tinha muita esperança de que o post de Fernanda fizesse diferença, mas agradeceu de coração à jovem pelas boas intenções. O que ele não sabia é que as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para ajudar e tornar mais visível quem precisa de ajuda. Em poucas horas, milhares de pessoas compartilharam suas fotos e dezenas visitaram seu pequeno espaço de varejo pessoalmente para comprar tudo o que ele havia feito.
A postagem de Fernanda fez tanto sucesso que o homem chegou a receber vários pedidos de compra dos Estados Unidos. Graças a um gesto muito simples de bondade feito por uma doce mulher, agora para Don Ramón a vida é muito menos difícil e esperamos que as coisas melhorem cada vez mais!