Professor elabora lista inusitada de material didático: pede que alunos tragam "curiosidade e respeito"
O início da escola é um período muito cansativo para alunos e pais: nos primeiros dias, de fato, são feitos esforços para obter todo o material didático exigido pelos professores, para poder acompanhar as aulas com os livros e ferramentas mais adequados para o caminho do aprendizado. Recentemente, o professor Christian Leissa, professor das Ilhas de Ibicuy, na Argentina, viralizou na web por divulgar uma lista de materiais cujo slogan principal é “recicle e reutilize”.
via Facebook / Christian Leissa
"Levando em conta a delicada situação socioeconômica da Argentina, América Latina e grande parte do mundo, além dos alarmantes índices de poluição ambiental, mudanças climáticas e a falta de uma política de segurança e contaminação ambiental e o consumo excessivo de nossos recursos naturais, convido as famílias dos meus futuros alunos a reciclar, reutilizar, trocar e, sobretudo, a doar o que já não usam ou sobra”, escreve o professor, explicando que “o que é novo nem sempre é o melhor, o melhor é o que se consegue com amor e esforço". Imediatamente após escrever isso, elabora a lista de materiais:
- Canetas e elementos geométricos da cor e marca que preferir;
- Qualquer pasta ou caderno em que seja possível distinguir as diferentes matérias;
- Curiosidade e vontade de saber;
- Solidariedade e empatia;
- Respeito pelos outros e por si mesmo.
“Alguém realmente esperava ver uma lista específica de materiais, cores ou marcas?”, ele pergunta na carta. "Não é o suporte material que conta, mas as boas lembranças e o aprendizado que irá levar com você. Mal posso esperar para conhecê-lo!", o professor concluiu assim a carta.
"Sou professor do ensino básico e secundário há 10 anos. Procuro sempre levar este projeto para a frente. A primeira vez foi em 2019, quando os tempos econômicos começavam a ser difíceis. Por isso comecei a promover essa iniciativa de reutilização ou reciclagem, com a ideia de que as coisas que ficam não devem ser jogadas fora e sim trocadas”, comentou Leissa.
Uma excelente abordagem ao ensino, com a qual este bom professor espera poder transmitir aos seus alunos os valores fundamentais para viver em uma sociedade cada vez mais harmoniosa, em pleno respeito pelo meio ambiente.