"No meu restaurante não se usam smartphones: os clientes vão desfrutar de um jantar lento com os amigos e sem redes sociais"
Já aconteceu com todo mundo, uma vez ou outra, usar o celular enquanto está sentado à mesa. Uma ação que agora pode parecer normal, mas para alguns pode não ser. Por qual motivo? Há alguns anos, ir jantar ou almoçar e trocar mensagens, ligações e tirar fotos de comida era visto como falta de respeito com quem dividia a mesma mesa conosco, agora parece que não é mais, mas nem todos pensam assim.
O chef Tim Love, por exemplo, em seu restaurante decidiu proibir categoricamente o uso de smartphones uma vez dentro do local. Não acredita? Você está errado e vamos explicar a você quais são as razões dele.
via Star Telegram
Em um de seus restaurantes, o Caterina's, Tim Love decidiu impor uma regra muito rígida e inusitada para os dias de hoje: não é possível usar o celular durante o jantar. Uma decisão que o homem amadureceu lentamente e uma vez que ele percebeu o quanto as relações face a face estão desaparecendo e estamos nos comunicando cada vez mais apenas através do mundo virtual. Como podemos enfrentar tudo isso? Impossível ou quase impossível, porque ele encontrou um pequeno truque para refrear esse hábito, pelo menos na hora do jantar.
Não só não aproveitamos mais da companhia do outro, mas também corremos o risco de sermos rudes tendo os nossos smartphones constantemente nas mãos, então se você estiver em Fort Worth, Texas, e decidir jantar no seu restaurante, deve ser levado em conta que será necessário se desconectar fisicamente do telefone. Isso mesmo.
Na verdade, quando você chega, a anfitriã dá as boas-vindas aos convidados e entrega a eles uma bolsa de celular que será mantida trancada com chave durante toda a refeição. "Não é tão difícil - disse o chef - O que são duas horas sem redes sociais, mensagens e muito mais. Se você pode ficar sem o mundo virtual no cinema, então também é possível no meu restaurante. Quem realmente não pode ficar sem isso, então terá que ir para outro lugar: o meu certamente não será o lugar ideal".
Uma mensagem muito clara que não deixa margem para mal-entendidos. Um movimento a favor do convívio, do confronto entre as pessoas e do contato. Obviamente, dentro do restaurante você nunca será excluído do mundo: "quem tiver urgência ou qualquer outra necessidade, pode usar o telefone fixo disponibilizado pela estrutura - disse Love - O restaurante está mobiliado em perfeito estilo anos 1940 e 1950 e lembra muito o ambiente dos restaurantes italianos da época nos Estados Unidos e descontração será a palavra de ordem”.
Um local muito original, temos que admitir, onde pode passar uma noite com amigos e onde pode desfrutar do prazer de jantar com calma. “O nosso é um jantar analógico, um momento para desacelerar e se cuidar – especificou o chef – Os lugares são poucos, cerca de 40, e o ambiente é delicioso. Sem contar que quem não conseguiu fotografar os pratos para compartilhá-los nas redes sociais, receberá um e-mail com um relato do que foi oferecido durante a noite. E então haverá muitas surpresas”.
Mas os pedidos ainda não terminaram: para os homens, por exemplo, há a obrigatoriedade de usar paletó e quem não tiver, ainda poderá entrar porque o pessoal disponibiliza vários.
Tantas orientações para ter em mente, mas o lugar parece ser realmente encantador, fora do tempo e o restaurante ideal para passar uma noite diferente das outras e no qual valeria a pena jantar pelo menos uma vez. Você gostaria?