Cônjuges idosos são multados em mais de 1.500 euros por estacionar na entrada da própria propriedade
Não é fácil encontrar estacionamento em uma metrópole e, para quem mora em uma, ter uma garagem é a melhor maneira de ter certeza de encontrar uma vaga para estacionar todos os dias ao voltar para casa. Judy e Ed Craine, um casal de idosos que mora em uma colina íngreme em São Francisco, EUA, usa a calçada pavimentada perto de sua casa como estacionamento há 36 anos. De fato, os cônjuges foram repentinamente proibidos de fazer isso. Eles descobriram isso através de uma carta da Prefeitura acompanhada de uma multa muito alta.
via ABC7
Pixabay - Not the Actual Photo
O casal relatou o caso bizarro na televisão local, explicando que as autoridades municipais lhes enviaram uma carta instruindo-os a não estacionar na calçada de sua propriedade, acompanhada de uma multa de 1.500 euros e a ameaça de uma multa adicional de 250 euros por dia se eles continuaram a estacionar naquele lugar.
"É incrível que de repente nos digam que não podemos usar algo que usamos há anos", comentou Ed Craine. Dan Sider, chefe de planejamento urbano, disse que um código municipal de décadas, destinado a preservar a estética do bairro, proíbe os moradores de estacionar carros em seus quintais. As autoridades investigaram a propriedade dos Craines depois de receberem uma denúncia anônima.
Pixabay - Not the Actual Photo
"Entendo que o dono do imóvel está frustrado. Acho que me sentiria da mesma forma na situação dele também", explicou o gerente da Sider. O Departamento de Planejamento informou ao casal que eles poderiam receber uma isenção se provassem que a vaga de estacionamento estava historicamente localizada em sua propriedade.
"Poderíamos ser admitidos como proprietários se pudéssemos mostrar uma foto histórica mostrando um carro no estacionamento", disse Judy Craine.
Após algumas pesquisas, o casal encontrou uma foto de 34 anos que mostrava parte de um carro visível naquele local, mas as autoridades da cidade recusaram as evidências, explicando a eles que o documento não estava datado o suficiente. Assim, o casal voltou a procurar, encontrando uma fotografia datada de 1938 que parecia mostrar um carro ou uma charrete estacionado naquele local, mas mais uma vez a Câmara recusou a prova, afirmando que "a imagem não era suficientemente clara".
Eventualmente, a cidade de San Francisco decidiu cancelar as multas, desde que o casal concorde em parar de estacionar na calçada. Os funcionários também especificaram que, se os cônjuges de Craines construírem um telhado para a propriedade pavimentada - como uma garagem - eles poderão retomar o estacionamento lá em total conformidade com o código da estrada.