"Discuti com minha sogra porque ela quer ser paga para cuidar da neta, mas discordo: estou errada?"

por Roberta Freitas

25 Julho 2022

"Discuti com minha sogra porque ela quer ser paga para cuidar da neta, mas discordo: estou errada?"
Advertisement

Acolher uma criança pode ser bastante complicado às vezes. Quando duas pessoas optam por ampliar a família e trazer um pequeno ao mundo, não é fácil lidar com as mudanças que ocorrem no dia a dia e que desestabilizam o casal. E se ambos os pais trabalham, tudo fica ainda mais difícil. Razão pela qual tentamos, quando possível, pedir ajuda, e os primeiros a serem afetados por esse pedido são os avós.

Mas é certo que, para cuidar de um neto, você seja pago? Exatamente essa pergunta catapultou o protagonista desta história em uma situação de forte dúvida. Uma nova mãe que discutiu com a sogra porque a mulher pediu para ser paga pelas horas passadas com a neta. Vamos descobrir juntos como foram as coisas.

via Bright side

Joe Shlabotnik/Flickr - Not the actual photo

Joe Shlabotnik/Flickr - Not the actual photo

Amy é uma jovem mãe trabalhadora que decidiu contar sua história na web para pedir conselhos e entender como se comportar com a sogra. A mulher, depois de uma discussão com a mãe do marido, disse que tudo começou por causa da sua filha de 6 meses. "Depois dos primeiros momentos, eu e meu marido voltamos ao trabalho - escreveu a mulher - Ele de casa, eu no escritório. Minha sogra, uma pessoa muito querida, se ofereceu para cuidar de nossa filha. Eu nao me opus: ela é muito boa com crianças e teria sido perfeita. Sem contar que ela também nos dá uma mãozinha em casa”.

Tudo tranquilo, pelo menos até a avó pedir para ser paga para continuar cuidando da criança. Na verdade, no começo ela teria feito isso de graça, mas depois ela teria pedido uma mudança. O que deixou Amy sem palavras e a enlouqueceu. A nora, discordando totalmente do pedido da sogra, ficou espantada por ela exigir dinheiro para passar o tempo com a neta. Confrontando o marido, porém, a mãe não encontrou apoio, mas oposição; o homem, aliás, de acordo com a mãe, tentou fazê-la entender que se ela não estivesse ali, teria vindo uma babá desconhecida que pediria ainda mais dinheiro.

Advertisement
Pxhere - Not the actual photo

Pxhere - Not the actual photo

"Eu realmente não sei o que fazer - escreveu Amy - estou tão confusa e desestabilizada. Não consigo entender como o dinheiro pode ser exigido em situações semelhantes, mas não sei se sou eu quem pensa mal e comete erros". É por isso que ela decidiu pedir conselhos na web.

Muitos usuários responderam ao apelo dela, mas, infelizmente para ela, concordaram com a sogra. "Cuidar de uma criança é um trabalho de tempo integral e, por isso, deve ser remunerado" - diz um conselho; "Por que você tem tanta certeza de que uma pessoa tem que cuidar da sua filha de graça? Os avós costumam ficar com os netos de vez em quando e não pedem nada em troca, mas ela faz isso todos os dias, seria justo dar um coisinha"; "Você tentou entender por que ela fez tal pedido? Fale com calma e ouça as suas razões".

E assim por diante com outros comentários semelhantes que incentivam a mulher a se fazer algumas perguntas e a abordar o assunto com a pessoa diretamente interessada, antes de chegar a conclusões precipitadas e possivelmente erradas.

Heinz Albers/Wikimedia - Not the actual photo

Heinz Albers/Wikimedia - Not the actual photo

O que você acha dessa situação? Você acha que a avó deve ser paga ou Amy está certa?

Advertisement